Comparativo entre brasil e coreia do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 CULTURA E HISTÓRIA 1
2.1 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 3
2.2 Educação 4
2.3 Religião, Clima e Gastronomia 4
3 ECONÔMIA 5
3.1 Moeda, Inflação e Taxa de Juros 5
3.2 Produto Interno Bruto (PIB) e Renda per capita 7
3.3 Exportação, Importação de Parceiros Econômicos 9
3.4 Outros Dados Comparativos 10
4 CONCLUSÃO 11
5 BIBLIOGRAFIA 12


1 INTRODUÇÃOA economia é em resumo, a ciência que estuda a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços e as variáveis que envolvem ou influenciam estas etapas. Sendo assim, a visão do panorama econômico de um país é capas de dizer muito sobre este, bem como, o foco no modo de vida que levam os cidadãos de um determinado pais pode nos dizer muito sobre a economia local e até mesmo fornecer respostasválidas sobre o fortalecimento ou enfraquecimento da sua economia (ABRIL 2010).
Esta pesquisa propõe uma analise conjunta, sob o ponto de vista econômico, de dois países importantes no cenário financeiro atual, trata-se de Coréia do Sul e Brasil. Esses dois países, que fazem parte do G20 (grupo dos países que possuem as maiores economias do mundo), muito embora o Brasil ainda esteja no inicio deuma caminha rumo à estabilidade financeira e crescimento constante, fazendo parte inclusive do grupo de países emergentes, dos quais se espera muito nos próximos anos.
Os momentos econômicos são parecidos em alguns pontos, e existem entre estes dois países muitos desafios e oportunidades em comum, mas será que são culturalmente semelhantes? Veremos que não, e buscaremos entender até que pontoessa diferenciação pode afetar o momento e o futuro dessas duas economias.

2 CULTURA E HISTÓRIA

Assim como o Brasil, a Coréia do Sul é uma república, o país está localizado no continente Asiático, mais especificamente na península da Coréia onde o idioma falado é o coreano, e onde também está situada a Coréia do Norte, único país com que faz fronteira. Já começamos a enxergar grandesdiferenças, uma vez que o Brasil, na América do Sul, tem fronteira com 10 países.
Historiadores relatam que a região da Coréia já e habitada a mais de 500 mil anos, tendo avançado como civilização ao longo do tempo. Já o Brasil que foi colonizado por portugueses, apesar de já ser um país habitado (por índios) nessa época, não demonstra traço algum dessa cultura em sua sociedade atual, antes predominandosobre este aspectos os traços da colonização, levando-nos a concluir que trata-se de uma nação absolutamente jovem, com aproximadamente 500 anos de história (ABRIL 2010).
As guerras marcaram a trajetória da Coréia, confrontos travados principalmente com Japão e China, tendo sido por vezes, dominada por esses dois povos. Sendo assim, ao longo da história a influencia dessas culturas foi tambémenraizada no povo coreano. Com a Guerra Russo-Japonesa (disputa por alguns territórios, dentre eles o da própria coréia), tivemos o ultimo registro de domínio japonês sobre essa região, esse ponto é extremamente vital para entender o momento atual da Coréia do Sul, já que com a Segunda Guerra Mundial, devido ao envolvimento japonês, a Coréia do Norte foi ocupada pela União Soviética e a Coréia doSul pelos Estados Unidos, dando início em 1945 a uma divisão que persiste até os dias de hoje (ABRIL 2010).
Em sua história moderna, a Coréia do Sul viveu um momento de grande expansão econômica, diversificando parceiros de exportação e importação ao mesmo tempo em que lidava com adaptação de um regime governamental bastante rígido, que precisava caminhar para uma democracia liberal. Isso não ésimples, contudo, muito foi feito para que tais objetivos fossem alcançados, provas disso são as conquistas sociais quando o país ganhou o direito de sediar as Olimpíadas em 1988 e a Copa do Mundo de Futebol (em parceria com o Japão) em 2002. São os dois maiores em expressão e mais acompanhados eventos esportivos do mundo, o Brasil, por exemplo, terá essa oportunidade respectivamente em 2014 e...
tracking img