Comparativo de qualidade da imagem e taxa de exposição do paciente utilizando sistema analógico e cr.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comparativo de qualidade da imagem e taxa de exposição do paciente utilizando sistema
analógico e CR.

O processo de migração de sistemas analógicos para digitalizados, para aplicaçõesdiagnósticas, requer cuidados específicos, a fim de manter a qualidade das imagens e minimizar a dose no paciente.
O objetivo do estudo foi analisar e comparar a qualidade da imagem e o kerma em um simulador nãoantropormófico de tórax gerados por sistemas analógicos e digitalizados.
Foram analisados a qualidade da imagem e o kerma de entrada e saída, nos simuladores para dois equipamentos de raios xdiferentes (Siemens e Emic), com diferentes sistemas de retificação de onda, ambos os sistemas (digital e analógico) estavam sendo utilizados no mesmo local. Foram geradas imagens em filme e em imageplates.
Image plate é um detector bidimensional com o objetivo de substituir o filme tradicional, desenvolvido devido a necessidade de reduzir a dose de radiação e de proporcionar melhor contraste deimagem com baixo ruído. Essa necessidade tem sido um grande incentivo para as pesquisas de novos sistemas de armazenagem da imagem latente.
A substituição da radiografia com telas intensificadoras porsistemas computadorizados trouxe muitas vantagens operacionais, tais como o arquivamento eletrônico e o pós- processamento da imagem.
Todas as características e vantagens da imagem computadorizadapodem acarretar desvantagens, pois pode ocultar falhas técnicas e implicar aumento de dose no paciente para uma determinada técnica.
O trabalho sugere que quando uma instituição planejar a aquisição deum sistema CR deverá realizar um estudo das características de seus equipamentos de raios-X, considerando a necessidade de fluência de fótons e eficiências de conversão de sinal para a geração daimagem no sistema CR. Caso contrário, poderá ser necessária a compra de um equipamento de raios x novo após a instalação do sistema CR, que implicará maior custo.
Deve ser analisado e estruturado um...
tracking img