Como a logítica alterou a sociedade

1240 palavras 5 páginas
Como os avanços em tecnologia alteraram a logística e como a logística alterou a sociedade.

Dada a importância da tecnologia da informação na logística, busca-se uma abordagem em aplicabilidade e necessidade para o gerenciamento e tomada de decisão. Historicamente, esta importância tem sido negligenciada tratando-se somente do desempenho físico da logística sem gerar as informações necessárias ás decisões.
Atualmente, as informações são em tempo real, de modo que tem ajudado aos executivos a elaborar decisões únicas e inovadoras a uma velocidade em tempo hábil e de menor custo operacional.
Bowersox e Closs (2001) mencionam que, em uma pesquisa nas empresas canadenses e americanas, na década de 80, na questão de relacionar as características dessas empresas com aplicação de logística avançada, constatou-se evidências de que essas apresentam um desempenho logístico superior e utiliza-se intensamente da tecnologia de informação.
Organizações Virtuais

O conceito de organização virtual surgiu nos anos 80 e está relacionado com a criação de imagens animadas em tempo real, através do computador, Mantovani (1995) afirma que, a simples existência do termo nos obriga a rever o que consideramos como realidade. E denomina como realidade virtual um palco para a atração dos atores indivíduos, e a organização para os atores organizacionais.

Enquanto que, Hedbreg (1994), propõe o termo de organização imagética por ocorrer fora da “terra firme” da jurisdição da empresa. No entanto, esta tecnologia identifica com agilidade e rapidez as oportunidades de mercado, e mobiliza recursos combinando competências além das fronteiras.

O uso maciço da tecnologia, a busca da otimização sistêmica e o oportunismo são características que têm ligação direta com a gestão da cadeia de suprimentos e da logística. Um dos exemplos mais claros, relatado por Fleury (2000), cita a Walt-Mart, que atingiu índices inigualáveis de faturamento por metro quadrado com alto lucro operacional, com

Relacionados