Como a escola pode auxiliar no processo de inserção da criança na sociedade?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E SEUS COMPONENTES
1. INTRODUÇÃO

Este artigo discute qual é a função social da escola no século presente, e o papel do professor na educação, de forma que este possa assumir como mediador e trabalhador social, na construção de uma sociedade mais equânime, na qual os educandos desenvolvam a criticidade.
Sem dúvida, o professor além de ser educador e transmissor deconhecimento, deve atuar o mesmo tempo, como mediador. Ou seja, o professor deve se colocar como ponte entre o estudante e o conhecimento para que, dessa forma, o aluno aprenda a “pensar” e a questionar por si mesmo e não mais receba passivamente as informações como se fosse um depósito do educador.
Percebemos então, que em relação à educação, o docente tem nas mãos a responsabilidade de agircomo sujeito em meio ao mundo e de ensinar para seus educandos o conhecimento acumulado historicamente, dando-lhes a oportunidade de também atuarem como protagonistas na sociedade.
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui para a construção de uma sociedade pensante. Entretanto, para que isso seja possível, o docente precisa assumir seu verdadeirocompromisso e encarar o caminho do aprender a ensinar.
Ensinar é uma responsabilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida.
A escola deve fundamentar seu trabalho no compromisso com a qualidade, no respeito à diversidade, na tolerância, na necessidade de reconhecimento, aceitação e pertencimento, na solidariedade, na participação, na autonomia e na liberdade.
Além da preparação para cidadania epara o trabalho, a função social da escola consiste na formação de seus alunos para a convivência na cultura global, a partir do desenvolvimento das capacidades de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

2. O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS ESCOLARES

Saviani (2003) ao defender uma pedagogia crítico-social dosconteúdos na qual o professor e alunos se encontram numa relação social específica - que é a relação de ensino - com o objetivo de estudar os conhecimentos acumulados historicamente, a fim de construir e aprimorar elaborações do conhecimento, aponta que o ponto de partida da ação pedagógica não seria a preparação dos alunos, cuja iniciativa é do professor (Pedagogia Tradicional) nem a atividade, queé iniciativa dos alunos (Pedagogia Nova), mas seria a prática social comum a professor e alunos, considerando que do ponto de vista pedagógico há uma diferença essencial em que professor, de um lado, e os alunos de outro, encontram-se em níveis diferentes de compreensão(conhecimento e experiência) da prática social.
Assim sendo, Fontana (2000) afirma que é preciso que o adulto assuma seu papelcom o objetivo claro da relação de ensino (que é do ensinar), levando em consideração de ambos os lados dessa prática, como parceiros intelectuais, desiguais em termos de desenvolvimento psicológico e dos lugares sociais ocupados no processo histórico, mas por isso mesmo, parceiros na relação contraditória do conhecimento.
É justamente, pensando nessa” prática social” que o professor deve estarciente de que não basta somente tratar de conteúdos atuais em sala de aula, mas também resgatar conhecimentos mais amplos e históricos, para que alunos possam interpretar suas experiências e suas aprendizagens na vida social.
Enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo,Vygotsky estava interessado na questão de como fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
Piaget escreveu sobre a interação entre indivíduo e meio constituída através de dois processos: organização interna das experiências e adaptação ao meio. Piaget não deu ênfase aos valores sociais e culturais no desenvolvimento da inteligência.
Em relação a aprendizagem e...
tracking img