COMO TRANSFORMAR A SALA DE AULA PARA O FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1763 palavras 8 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

COMO TRANSFORMAR A SALA DE AULA PARA O FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A educação ambiental é um processo de aprendizado à comunicação de questões relacionadas à interação do homem com seu ambiente natural. É o instrumento de formação de uma consciência pelo conhecimento e reflexão sobre a realidade ambiental (BRASIL, 2004), dessa forma, o indivíduo passa a ter uma consciência ecológica para a conservação do meio em que vive, buscando melhor qualidade de vida para si, e também para gerações futuras.
As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, e é importante que essa disciplina seja perpassada em todos os níveis da educação e em todos os momentos que possibilitarem uma discussão e interligações a respeito do tema. A Educação Ambiental na series iniciais do Ensino Fundamental se constitui em uma etapa importante para desenvolvimento dessas práticas, pois a criança bem informada dos problemas ambientais poderá se tornar um adulto que respeita e valoriza o meio ambiente; além de ser um ativo agente transmissor desse conhecimento para as demais pessoas de seu convívio.
As escolas tem o dever de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a atuarem construindo e reconstruindo sua realidade de socioambiental tendo em vista a promoção de um modo de vida comprometido com o bem estar de cada um e da sociedade, trabalhando valores como respeito e solidariedade. Conforme a Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º:

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º).
Entretanto, para além dos

Relacionados

  • ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS RODRIGO RENNO 2013
    147421 palavras | 590 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas