Como surgiu a contabilidade?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como surgiu a contabilidade?
A Contabilidade sempre foi importante na vida do homem. Ela nasceu nos primórdios dos tempos, quando deixou o homem de ser simples habitante da caverna; quando este deixou de apenas colher o alimento para si próprio. Então surgiu a “Troca” e com ela a Contabilidade – embrionária, tão rude quanto ao seu criador, porém, evoluía com a evolução deste.
Sentiu ohomem necessidade de contar e medir, a fim de ter noção de quantidade e grandeza e registrar para memorar os fatos.
A Contabilidade, nesse período, que se perde nos tempos, já podia ser considerada uma ciência, pois, embora em sua forma mais simples e imperfeita, cuidava dos registros dos fatos administrativos.
Os povos primitivos não conheceram o papel para efetuarem os lançamentos, e esteseram feitos, gravados em tábuas estratificadas de cera, ou por meio de nós em cordas ou ainda através de hieróglifos em papiro.
Na civilização dos Incas, a Contabilidade era feita através de nós em cordas e penduradas em quartos próprios. Segundo Cerboni, o Estado Inca fornecia aos operários matéria-prima, possuindo também armazéns enormes, destinados à guarda de cereais e produtos. Osregistros de tais fatos eram efetuados por escribas oficiais.
No Egito, ainda hoje se encontra vestígios da sua antiga escrituração gravada nas pirâmides, referente à medição e ao transporte de trigo.
Da Índia, um dos berços da humanidade, conhecemos o Código de Manu, organizado 1.200 anos a. C., onde existem normas reguladoras de operações de empréstimos, de juros e restantes de bens.
Naantiga Grécia, as prestações de contas da arrecadação do Estado e do pagamento de suas despesas eram gravadas em pedras e expostas na via pública, para que o povo tomasse conhecimento da administração do tesouro e pudesse examiná-las e criticá-las.
Com a organização do Estado e das famílias, a administração dos patrimônios tornou-se necessidade e a Contabilidade, como ciência da ordem, deveriacontribuir no perfeito e regular andamento das Instituições.
A Contabilidade não parou. Com o crescimento do comércio, aperfeiçoaram-se as Instituições – O Estado e a família. Já não era mais possível registrar os fatos contábeis de uma forma desordenada. Houve necessidade do conhecimento de causas e efeitos; de princípios, de normas e métodos. Tornou-se imprescindível, através doraciocínio, penetrar a razão das coisas e investigar a natureza dos fatos. Os estudiosos e tratadistas desenvolveram-na. A Contabilidade não mais se consistia na pura e simples escrituração. É teoria ou ciência. A escrituração, arte, ou seja, prática. Ciência significa conhecimento de que determinado resultado é verdadeiro, quando os fatos são iluminados pelo conhecimento das relações de interdependência. Osaber científico distingue-se do saber vulgar pela segurança das suas conclusões. O conhecimento vulgar pode ser certo, alheio, porém, às causas, é incapaz de demonstrar a certeza.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizadopara quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria oacompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir...
tracking img