Como surgiram as pilhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como surgiram as pilhas

Como surgiram as pilhas? Quem as inventou? Quais as suas finalidades? De que são constituídas? De que maneiras são feitos os descartes? De que modo esses descartes podem prejudicar o meu ambiente?
A ideia desse texto e mostra para aos leitores a historia da pilha e discutir a forma como elas surgiram e mostrando como a ciência e interessante na maneira em que surgem asdescobertas, e muitas as veze acontece por acaso e como no caso da pilha por exemplo que surgiu enquanto um professor dava aula de anatomia.


Uma das maquinas mais importantes no desenvolvimento da eletricidade foi à pilha que surgiu de uma maneira inesperada por volta do ano de 1767 quando o professor Luigi Galvani dava aula na universidade de Bolonha, na Itália, seus alunos oobservam atentos enquanto retirava a pele de um rã sobre a mesa para mostra o processo de dissecação, na qual se encontrava uma máquina eletrostática. Galvani observou contrações nos músculos do animal no momento em que seu assistente por acaso tocou com a ponta de um bisturi no nervo interno da caxa da rã, ou seja, isso ocorreu no momento em que os tecidos da rã eram tocados por dois metais diferentes.Galvani resolveu investigar por que isso aconteceu e depois de vários estudos ele passou a defender uma teoria que tentava explicar esse fato que foi a teoria da eletricidade animal, que segundo ele os metais eram apenas condutores da eletricidade, que na realidade estaria contido nos músculos da rã.
Entretanto o físico Alessandro Volta professor da Universidade de Paiva, depois de repetiuas experiencias de Galvani e depois de ter realizou vários outros experimentos percebeu que a eletricidade não se originava dos músculos da rã, mais sim dos metais e que os tecidos do animal é que conduzia essa eletricidade. Para provar que estava correto, Volta fez um circuito formado por uma solução eletrolítica, ou seja, uma solução com íons dissolvidos, que ele chamava de condutor úmido oucondutor de segunda classe, colocados em contato com dois eletrodos metálicos. Esses últimos Alessandro Volta designava de condutores secos ou condutores de primeira classe. Ele notou que a reação química, que consome/libera elétrons no interior da célula, é denominada reação de oxidação-redução. Enquanto está ocorrendo à reação, há um fluxo constante de íons através de uma substância líquida oupastosa (eletrólito), com obtenção de energia elétrica.
Ele fez isso por colocar um condutor úmido (que era uma solução aquosa salina) entre dois condutores secos (que eram metais ligados por um fio condutor). Nesse momento ele observou que se despertava o fluxo de elétrico. Ele passou a entender também que dependendo dos metais que ele utilizava, o fluxo da corrente poderia ser maior ou menor.Desse modo, podemos admitir que a ideia do que é uma pilha já estava sendo entendida e explicada por Volta. Pois e como fala o texto Fumikazu saito e Carla Bromberg sobre a Historia e Epistemologia da ciências:
É bastante difundida a idéia de que conhecimento cientifico é critico é organizado, prognosticado e geral. Critico porque o conhecimento cientifico procura bases sólidas,justificativas claras e exatas, submetendo-se a uma série de testes, analises e controles que garantam a validade e veracidade de suas informações. Organizado porque o conhecimento cientifica e um conjunto de enunciados que se relacionam de maneira ordenada.
Foi isto que Volta fez, ele organizou o as idéias de Galvani procurando bases sólidas que as justifica-se, desse modo que, em 1800, Voltaproduziu a primeira pilha elétrica do mundo. Um esquema dessa pilha é que ele colocou um disco de cobre por cima de um disco de feltro embebido em uma solução de ácido sulfúrico e, por último, um disco de zinco; e assim sucessivamente, empilhando essas séries até formar uma grande coluna. O cobre, o feltro e o zinco tinham um furo no meio e eram enfiados numa haste horizontal, sendo assim...
tracking img