Como ser um membro da sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

COADM – Coordenadoria do Curso de Administração

Matéria: Antropologia

Professor: Dr.Manuel Jauará

1º período de Administração NoturnoAlunos: Lucas Costa Almeida Matrícula: 110600002

Unidade: 3 B




No seminário da unidade 3 B, foi abordado a cultura japonesa, o comportamento de quatrotribos da Nova Guiné, tendo como referência o sexo e o temperamento de seus habitantes.
No livro “O Crisântemo e a Espada” de Ruth Benedict, a missão desta antropóloga foi estudar a cultura e omodo de vida dos japoneses na década de 40 de tal forma que conseguisse reverter os conhecimentos em vantagens para a guerra, utilizando então a conduta japonesa na guerra como uma base paracompreendê-los. Ela utilizou como recurso, anotações e descrições de pequenos detalhes da vida japonesa em antiquários e auto-revelações que os próprios japoneses escreveram, utilizou também novelas e filmessobre a vida em Tóquio e nas aldeias.
Os japoneses prezam muitos os seus nomes, por esse motivo os mantém limpos e sempre tentam honrar da melhor forma possível. O “giri” ligado ao nome, é o deverde conservar a imaculada reputação. Para os japoneses um insulto ou derrota que não for eliminada ou revidada é como se o mundo estivesse virado, e como homens decentes eles devem tentar colocar omundo novamente em equilíbrio. Uma mulher não deve queixar-se na hora do parto e um homem deve sempre elevar-se acima da dor e do perigo; em casos de catástrofes ambientais a nação japonesa não reage comcorrerias ou lamentações, o seu amor próprio faz com que peguem seus pertences e procure um local mais seguro.
No seminário o grupo mostrou perfeitamente como é a reação dos japoneses comrelação ao fracasso. Em sua conduta, evita-se as competições desde a sua educação, evitam situações em que o fracasso possa ser vergonhoso e vêem o suicídio executado de acordo com seus princípios como...
tracking img