Como se produz conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se Produz Conhecimento Científico ?
Conhecer... Eis a odisséia da vida humana. Ao longo de toda a existência, o conhecimento se tornou vital por excelência. A vida, a morte, o céu, a terra, tudo isso gera perguntas, muitas vezes respondidas, outras não. O homem sempre se valeu, desde os primórdios, dos conhecimentos acumulados.
Por necessidade somos capazes de pensar, de tomar decisões, deviver. Assim, ao longo de toda a nossa existência, o conhecimento, caminho obrigatório para a evolução, começou a tomar outras formas e a serem vistos de várias maneiras, pela flexibilidade do pensar e do expressar.
Apartir do nascimento, o ser humano passa a adquirir conhecimentos que vão se agrupando uns aos outros, numa constante e infindável busca do que lhe é necessário saber ou pelosimples fato de viver e vencer. Diversificadas situações durante sua existência, muitos desses conhecimentos acontecem naturalmente ao longo dos anos, pelo simples convívio com seus semelhantes, trazendo-lhe conhecimentos superficiais, mas que vêm se tornar importantes engrenagens para sua maturidade intelectual.
Para se produzir conhecimento científico, devemos objetivar a produção de hipóteses,modelos, e teorias, o que pode ser alcançado através da coleta de dados e informações sobre um determinado assunto/problema. Desta forma, passa-se a avançar sobre o que se deseja aprofundar, sem deixar passar desapercebido ou desconsiderar pormenores que venham a ser essenciais no decorrer da pesquisa. Deve-se procurar familiarizar-se com o mundo natural, reconhecendo sua diversidade e sua unidade;perceber a inter-relação entre as ciências e a tecnologia, levando em conta que essas são empreendimentos humanos, e como tais, sujeitos a erros e limitações, adquirindo com base nelas, a capacidade de pensar de acordo com as exigências do rigor científico. Esgotar todas as dúvidas de um tópico, antes de iniciar outro, o que nos manterá em nossa linha de raciocínio.
O conhecimento científico deve-sepautar no senso crítico, fazer uma elaboração do que realmente será válido para alcançarmos nossos objetivos. Tem que ser rigoroso, nortea-lo segundo as normas e padrões exigidos pela comunidade científica. Deverá ser o mais objetivo possível, para não dar margens a dúvidas e interpretações dúbias. Tal conhecimento, preferencialmente deverá nascer da dúvida para assim alcançarmos o conhecimentocientífico. Devemos fazer uma análise do problema em questão, sintetizando-o, ou seja, coloca-lo em uma certa ordem para melhor entendimento, ser preciso no contexto explorado, ser exaustivos, para que assim eliminemos todas as dúvidas que possam surgir, e também procurar sermos claros, de forma que qualquer pessoa, ao ter acesso a esse conhecimento, possa entende-lo perfeitamente.
Temos quebuscar de todas as formas, definir o objeto com o qual trabalharemos, distinguindo-o dos demais, para não ter como confundi-lo com outros semelhantes. Estabelecer elos entre as idéias e os conceitos trabalhados, ser consistentes e neutros ao produzirmos o conhecimento científico para que não ocorra erros e imparcialidade. Finalmente devemos pautar-nos pela coerência, e assim darmos mais credibilidade aesse conhecimento.
Existem vários métodos para se alcançar o conhecimento científico, dentre eles destacamos alguns que podem nos orientar na sua produção, dentre eles destacamos:
A METODOLOGIA INDUTIVA-DEDUTIVA DE ARISTÓTELES
Aristóteles via a investigação como uma evolução de observações para princípios gerais e de volta às observações. Ele afirmava que o cientista deveria induzir princípiosexplicativos a partir dos fenômenos a serem implicados, e então deduzir proposições sobre tais fenômenos das premissas que incluem aqueles princípios. Existem duas formas de indução: a primeira consiste na simples enumeração e a segunda é uma intuição direta daqueles princípios gerais que são exemplificados nos fenômenos.
Para Aristóteles, o genuíno conhecimento científico tinha o status de...
tracking img