Como se faz uma tese - humberto eco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.
Nesta obra o autor busca auxiliar os alunos com um método de realização de tese que viabilize o trabalho de alunos de diferentes realidades sócio-econômicas.
A massificação da universidade transforma o aluno em pesquisador, impondo a ele a tese como desafio final em sua busca pela realização acadêmica. Desta maneira, os alunos acabam buscando fórmulas prontas, cópias de outrostrabalhos entre outros artifícios que facilitem essa árdua etapa da graduação.
Em sua obra, Humberto Eco apresenta o processo de feitura da tese como uma alquimia: estabelecendo ordem nos processos, otimizando meios de pesquisa e apresentando a tese sempre como uma constante descoberta.
1. O que é uma tese e para que serve.
Nesta unidade, o autor estabelece as diferenças entre os tipos de tesepara os diversos tipos de graduação.
A tese de pesquisa é um trabalho original que representa um avanço nos estudos de determinada área que o acadêmico pretende abordar. Por essa característica a tese de pesquisa exige conhecimento profundo de determinado assunto e dos pontos de vista já abordados por outros estudiosos. Além disso, é imprescindível que o acadêmico apresente uma descoberta, algo denovo, mesmo que apenas uma abordagem diferente para um fato já repetido.
Já na tese de compilação, o acadêmico busca demonstrar a absorção literária do assunto e a conseqüente organização das idéias e pontos de vista oferecendo uma visão ampla que tenha caráter informativo.
Cabe ressaltar que a tese de compilação não tem seu valor desmerecido por não apresentar uma descoberta, já que ela podeservir de auxilio para especialistas de determinada área e até mesmo como embasamento para uma futura tese de pesquisa.
Também nesta unidade, Humberto Eco apresenta 2 maneiras de como a tese pode ser útil mesmo depois da formatura. A primeira é realizar uma pesquisa mais ampla e elaborada a partir desta tese. A segunda, menos óbvia, mas talvez mais útil, é o aprendizado do exercício de ordenaridéias, dados, documentos, digeri-los e apresentá-los de forma compreensível e agregadora. Talvez, não importe tanto o tema da tese, desde que se tenha adquirido o conhecimento e experiência em sua realização e possa reutilizá-lo quando necessário for.
O autor ainda apresenta regras básicas para escolha do tema: Que este responda aos interesses do candidato, que as fontes de consulta sejamacessíveis e manejáveis e que o quadro metodológico da pesquisa esteja ao alcance da experiência do candidato.

2. Escolha do Tema.
2.1. Tese Monográfica ou tese panorâmica?
O autor relata que a tendência dos estudantes é escolher um tema muito amplo para sua tese o que é uma atitude extremamente perigosa. É impossível que o acadêmico aborde todas as facetas de um tema amplo o que tornara sua tesefalha e abre espaço para que ele seja acusado de omitir certos fatos, que não seriam inclusos para que esta não fique demasiado extensa. É preciso que se tenha clareza de que, quanto mais especifico o assunto, melhor será o trabalho.
2.2. Tese histórica ou tese teórica?
O autor discute a periculosidade de se fazer uma tese teórica,aquela que aborda um tema abstrato. E por esta razão se equipara auma teses panorâmica, onde o acadêmico dificilmente manterá uma linha de pesquisa coerente e eficiente, devido a complexidade do tema (Ex.: Existência de Deus). Ou o autor da tese pode achar que encontrou a solução apara o problema, o que é ainda mais perigoso, já que, nestas situações o trabalho tende a fugir do cientifico e tender ao abstrato. A tese se torna viável se o autor buscar discutirestes temas abstratos sob o ponto de vista de algum outro autor. A tese assim se torna “histórica”. Ex.: A existência de Deus segundo “X”.
2.3 Temas Antigos ou temas contemporâneos?
O autor da exemplo das teses em literatura onde é mais “fácil” tratar de um autor antigo já que o material a respeito deste autor é mais confiável e sua bibliografia já foi estudada, do que tratar de um autor...
tracking img