Como elaborar uma tese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução……………………………………………………………………………….
2
Capítulo I – O que entende por tese…………………………………………………
3
Capítulo II – Como escolher o tema e organizar o tempo de trabalho…………
6
Capítulo III – Como conduzir uma investigação bibliográfica…………………...
10
Capítulo IV – Como organizar o material seleccionado………………………….
14
Capítulo V – Como dispor fisicamente a redacção do trabalho………………...
19Capítulo VI – Redacção definitiva da tese………………………………………….
25
Conclusão……………………………………………………………………………….
29
2
Mestrado em Contabilidade e Finanças
INTRODUÇÃO
É objectivo desta obra dar a conhecer aos estudantes como funciona a alquimia de uma tese, fornecendo apenas uma série de considerações a seguir, não pretendendo explicar «como se faz investigação científica» e muito menos o que se deveráescrever nela.
Esta obra pretende sugerir pelo menos duas coisas: i) pode-se fazer uma tese digna mesmo que se esteja numa situação difícil, consequência de discriminações remotas ou recentes; ii) a tese poderá servir para recuperar o sentido positivo e progressivo do estudo, encarando-o como uma aquisição de uma competência para o futuro, principalmente quando o estudante considera o resto docurso frustrante ou decepcionante.
O livro contempla 6 capítulos divididos da seguinte forma:
Capítulo I – O que entende por tese
Capítulo II – Como escolher o tema e organizar o tempo de trabalho
Capítulo III – Como conduzir uma investigação bibliográfica
Capítulo IV – Como organizar o material seleccionado
Capítulo V – Como dispor fisicamente a redacção do trabalho
Capítulo VI – Redacçãodefinitiva da tese.
3
Mestrado em Contabilidade e Finanças
I.
O QUE É UMA TESE E PARA QUE SERVE
I.1. Porque se deve fazer uma tese e o que é?
Uma tese é um trabalho, de grandeza média, onde o estudante trata um problema, em geral, relacionado com a área de estudos em que se quer formar. Após ter terminado todos ao exames obrigatórios, o estudante apresenta a tese perante um júri que ouve ainformação do orientador e do ou dos arguentes, os quais levantam objecções ao candidato. Cabe a estes últimos abonar sobre a qualidade e/ou defeitos do trabalho exposto que conjuntamente com a capacidade demonstrada pelo candidato na defesa das opiniões escritas, nascerá um parecerá do júri, que atribuirá uma nota à tese apresentada.
Existem dois tipos de teses: as de investigação e as decompilação. Numa tese de compilação, o estudante demonstra simplesmente ter examinado criticamente a maior parte da literatura (trabalhos publicados sobre o assunto) existente e ter sido capaz de as expor de modo claro, procurando relacionar os vários pontos de vista, oferecendo desta forma uma inteligente panorâmica, que seja útil do ponto de vista informativo e que traga “algo de novo” ao assuntoabordado. Em geral, é feita em menos tempo e apresenta um menor risco.
Uma tese de investigação é sempre mais longa, fatigante e mais absorvente, principalmente quando se trata de investigação “original”, em que é necessário saber com segurança aquilo que disseram sobre o mesmo assunto outros estudiosos, mas em que é preciso sobretudo “descobrir” qualquer coisa que os outros não tenham dito. Poderão serdescobertas modestas, como por exemplo uma simples reorganização e uma releitura de estudos anteriores conducentes ao amadurecimento e sistematização das ideias que se encontravam dispersas noutros textos.
Contudo, não se poderá dizer que quem faz uma tese de compilação, tenha fechado o caminho de investigação. A escolha entre uma tese de compilação e uma tese de investigação dependeráessencialmente da maturidade e da capacidade de trabalho do candidato e infelizmente também 4
Mestrado em Contabilidade e Finanças
ligada a factores económicos, nos casos de trabalhador-estudante, que terão menos tempo, menos energia e frequentemente menos dinheiro para se dedicar a longas investigações.
I.2. A quem interessa este livro?
Este livro dirige-se somente aos estudantes que têm uma...
tracking img