Como reduzir o leadtime e recuperar o market-share, adequando a empresa aos seis sigmas?

1699 palavras 7 páginas
Seis Sigma é uma estratégia gerencial que utiliza um programa de qualidade praticamente isento de erros. Suas ferramentas são: a estatística e análise da variabilidade, que tem como objetivo a redução dos processos críticos e o aumento da lucratividade, através da otimização de produtos e processos e a busca pela satisfação de clientes e consumidores.

O programa Seis Sigma, através de um alinhamento estratégico de indicadores de desempenho, resultados da organização e prioridades estratégicas tem-se o portfólio de projetos de melhoria, ou seja, de programas e projetos, escolhe-se qual será a melhor estratégia para a organização. Tendo-se a consciência que os novos portfólios podem ser avaliados, selecionados e priorizados, assim como os já existentes podem ser acelerados, abortados ou despriorizados.

Para as técnicas de portfólio, a mais utilizada é o Diagrama de Bolhas (vide Anexo 1) onde no eixo X aloca-se o ganho financeiro estimado, e no eixo Y, as prioridades estratégicas. As ‘bolhas’ são então separadas por cores, e seus diâmetros representam o montante de recurso alocado ao projeto. O quadro é separado em quatro partes, onde Projetos Prioritários I, Projetos Lucrativos II, Projetos Estratégicos III, Projetos Sujeitos a Desativação IV.

Demanda de mercado, necessidade do negócio, pedido ou exigência do cliente, avanços tecnológicos, exigências legais, são fatores que podem levar ao inicio de um projeto. A fim de garantir que os recursos da empresa estão sendo bem alocados, são usadas duas perguntas básicas do CTQ (Critico para a Qualidade): “O que é crítico para o mercado?”, e “Quais são os processos críticos?”. Tem-se como resposta a diferença entre criticas da qualidade externas e internas à empresa, sendo este o primeiro passo no momento de selecionar projetos, seguido de etapas como: identificação de lacunas de desempenho, determinar se escopos e amplitudes de projetos são gerenciáveis e a viabilidade do projeto. Tendo em vista que deverá ser

Relacionados