Como reduzir o leadtime e recuperar o market-share, adequando a empresa aos seis sigmas?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seis Sigma é uma estratégia gerencial que utiliza um programa de qualidade praticamente isento de erros. Suas ferramentas são: a estatística e análise da variabilidade, que tem como objetivo a redução dos processos críticos e o aumento da lucratividade, através da otimização de produtos e processos e a busca pela satisfação de clientes e consumidores.

O programa Seis Sigma, através de umalinhamento estratégico de indicadores de desempenho, resultados da organização e prioridades estratégicas tem-se o portfólio de projetos de melhoria, ou seja, de programas e projetos, escolhe-se qual será a melhor estratégia para a organização. Tendo-se a consciência que os novos portfólios podem ser avaliados, selecionados e priorizados, assim como os já existentes podem ser acelerados, abortados oudespriorizados.

Para as técnicas de portfólio, a mais utilizada é o Diagrama de Bolhas (vide Anexo 1) onde no eixo X aloca-se o ganho financeiro estimado, e no eixo Y, as prioridades estratégicas. As ‘bolhas’ são então separadas por cores, e seus diâmetros representam o montante de recurso alocado ao projeto. O quadro é separado em quatro partes, onde Projetos Prioritários I, ProjetosLucrativos II, Projetos Estratégicos III, Projetos Sujeitos a Desativação IV.

Demanda de mercado, necessidade do negócio, pedido ou exigência do cliente, avanços tecnológicos, exigências legais, são fatores que podem levar ao inicio de um projeto. A fim de garantir que os recursos da empresa estão sendo bem alocados, são usadas duas perguntas básicas do CTQ (Critico para a Qualidade): “O que é críticopara o mercado?”, e “Quais são os processos críticos?”. Tem-se como resposta a diferença entre criticas da qualidade externas e internas à empresa, sendo este o primeiro passo no momento de selecionar projetos, seguido de etapas como: identificação de lacunas de desempenho, determinar se escopos e amplitudes de projetos são gerenciáveis e a viabilidade do projeto. Tendo em vista que deverá seravaliado não apenas resultados técnicos, mas também o gerenciamento do tempo, do custo e da utilização dos recursos alocados.

Os papéis da equipe Seis Sigma é inspirado nas artes marciais.
• Executivo líder: responsável pela implantação do Seis Sigma. Cabe a ele conduzir, incentivar e supervisionar as iniciativas do programa em toda a empresa. Ele analisa os resultados, seleciona executivos(diretores e gerentes), que desempenharão papel de campeões.

• Campeão: deve liderar os executivos-chave da empresa. Ele é responsável por organizar e guiar o começo, desdobramento e a implementação. Ele tem de compreender todas as teorias, princípios e práticas do Seis Sigma. Também é de sua responsabilidade a definição de pessoas que disseminarão os conhecimentos.

• Master Black Belts: ajudao campeão na tarefa de implantar o Seis Sigma, desempenhando papel fundamental no processo de mudanças na organização. Responsável pelo auxílio ao campeão na escolha e treinamento de novos projetos de melhoria, oferecendo liderança técnica, treinando e instruindo os Black Belts e os Green Belts. Um destaque é o fato destes profissional dedicarem 100% de seu tempo para as atividades relacionadosao programa.

• Black Belts: assim como os Master Black Belts, dedicam 100% de seu tempo para as atividades do programa, treinando intensamente as técnicas estatísticas e de solução de problemas. Eles respondem ao Master Black Belts e lideram equipes na condução dos projetos. Destaque para algumas habilidades necessárias: iniciativa, entusiasmo, motivação, influência, habilidade para trabalhar emequipe, domínio das ferramentas estatísticas e conhecimentos da metodologia.

• Green Belts: estão envolvidos parcialmente nas atividades do programa, compartilhando-as com as tarefas do dia a dia. Têm duas tarefas principais: auxiliar aos Black Belts na coletas de dados e desenvolvimento de experimentos e liderar projetos menores de melhoria nas respectivas áreas de atuação.

O Modelo...
tracking img