Como promover o sucesso e a permanencia do aluno na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?


Luciana Régia de Oliveira Moreira


O acessoa novos conhecimentos, a trocar de experiências, a construção de concepções próprias embasadas em vivências e conhecimentos culturalmente acumulados, viabilizam a interação de forma significativa nasociedade. É nessa perspectiva que a educação deve caminhar, de forma participativa, organizada e significativa, enfrentando os desafios, superando-os, almejando sempre o sucesso da aprendizagem doaluno e conseqüentemente a sua permanência na escola.
Segundo Moran:
"A educação tem que surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo o momento. A educação precisa encantar, entusiasmar,seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios de atividades significativas, que excitem a curiosidade, aimaginação e a criatividade".

Acrescentaria mais uma citação de Moram que em suma abrange todas essas questões acima citadas e evidenciam outras quando ele fala que: "A escola precisa cada vez maisincorporar o humano, a afetividade, a ética, mas também a tecnologia de pesquisa e comunicação em tempo real". Esses pontos precisam ser bem trabalhados no âmbito escolar, estamos em déficit nesses requisitosbásicos enfatizados na sociedade contemporânea. Ou seja, numa sociedade onde se intensifica continuamente o uso das tecnologias, imagem, cores, a era cibernética, onde os internautas podem viajar semsair do lugar, apenas através da internet.
E na escolar como são ofertadas as aulas? A escolar acompanha toda essa evolução?
O que realmente percebe-se é a inexistência ou carência desta explosãode significados e isso tem refletido de forma significativa nos altos índices de evasão e reprovação escolar. Portanto, precisamos promover atitudes que superem esta problemática.
Tudo isso sugere...
tracking img