Como ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO LER, ENTENDER E REDIDIR UM TEXTO


Com a Intenção de ler


1. A escolha do texto


Leitura pressupõe busca de informação. Por isso é importante escolher bem o texto para ler. Para que o leitor se informe é necessário que haja entendimento daquilo que ele lê. Há textos cujo assunto é inteiramente inteligível ao leitor, como os de jornais, revistas não especializadas etc.Há outros, porém, que a pessoa tenta ler, já sabendo, a princípio, que não entende completamente seu conteúdo. Neste último caso o leitor deve estar predisposto a superar essa dificuldade.
A desigualdade de entendimento se manifesta principalmente quando se tem de “mergulhar” numa leitura criteriosa de texto técnico. Ocorre que, ou se lê um texto dessa natureza como se estivesse lendo umperiódico distrativamente, ou se tenta ler visando a um entendimento, sem saber, muitas vezes, como proceder para não perder tempo, sem saber a que cânones obedecer.


2. Tipos de leitura

2.1. Leitura informativa

Ao se fazer leitura informativa busca-se respostas a questões específicas. Para obtê-las deve-se:


2.1.1. Fazer leitura seletiva

Esse tipo se efetiva nomomento em que o leitor sabe escolher as idéias pertinentes que complementem o ponto de vista do autor.
As outras unidades vocabulares, de acordo com o sentido que possuem no texto, convergem para reflorestamento, formando, assim, um conjunto vocabular que, esquematicamente, sintetiza as idéias ali expostas.
Observe-se que a escolha vocabular não se faz aleatoriamente, mas justificadapor uma seleção vocabular que dá apoio à idéia principal do autor.


2.1.2. Fazer leitura crítica

A leitura crítica exige do leitor uma visão abrangente em torno do assunto que está sendo focalizado. É necessário, pois, que se faça uma pré-leitura do material a ser analisado para, então, estabelecer-se diferença entre a sucessão das idéias principais, contidas nas sentenças-tópico.Ler criticamente significa reconhecer a pertinência dos conteúdos apresentados, tendo como base o ponto de vista do autor e a relação entre este e as sentenças-tópico. Essa pertinência é que permite estabelecer-se uma hierarquia entre a idéia mais abrangente e as que a subsidiam.
Diferenciar as idéias significa Hierarquizar os assuntos pela ordem de importância, analisar asligações que os unem e ordenar os fatos ou ações ao longo de um raciocínio.
Para diferenciarem-se as idéias é preciso que se conheçam as seguintes etapas:
a) primeiro, distinguem-se as idéias principais das secundárias, depois diferenciam-se as idéias secundárias entre si; finalmente, classificam-se os pormenores que servem de apoio às idéias secundárias;
b) analisam-se as lições que unem duasidéias sucessivas, distinguindo as idéias paralelas, as opostas, as coordenadas e as subordinadas entre si;
c) ordena-se a seqüência das idéias, observando-se o mecanismo lógico a fim de perceber os mecanismos sutis do pensamento do autor.

2.2. Leitura interpretativa

a leitura interpretativa requer total domínio da leitura informativa. Para que se faça leitura interpretativa énecessário que se conheçam determinadas capacidades de conhecimento. Este assunto será estudado a seguir.


Texto e entendimento

Bem, uma vez cumpridas as etapas fundamentais para que se faça leitura informativa coerentemente, deve-se passar à fase seguinte que é a de entendimento do texto. Para isso, serão estudadas as capacidades cognitivas, propostas por Benjamin Bloom et alii. Se bemapreendidas essas capacidades, o leitor ficará apto a entender-interpretar textos e, mais ainda, a redigir com maior segurança.
Entender um texto é compreender claramente as idéias expressas pelo autor para, então, interpretar e explorar essas idéias. Nesse momento o leitor deve ajustar as informações contidas no contexto em análise às que ele possui em seu arquivo de conhecimentos....
tracking img