Como jogos e brincadeiras podem auxiliar no processo de inclusão dentro das escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO














COMO JOGOS E BRINCADEIRAS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DENTRO DAS ESCOLAS


Raeulan Barbosa da Silva











TOCANTINÓPOLIS - TO
2010
COMO JOGOS E BRINCADEIRAS PODEM AUXILAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DENTRO DAS ESCOLAS

Raeulan Barbosa da SilvaAcadêmicos do 8º Período do curso de Pedagogia
Universidade Federal Do Tocantins - UFT






Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a prática do professor em sala de aula. Na qual é muito importante que o educador reflita sobre suas metodologias, pois para ensinar as crianças e as mesmas possam desenvolver suas potencialidades e habilidades, é necessário conhecer profundamente ofundamento da educação. A educação é condição formadora necessária ao desenvolvimento natural do ser humano. Este, por sua vez, não iria desenvolver suas estruturas, mentais mais essenciais, sem a intervenção de situações exteriores. Os conjuntos de relações de reciprocidade e de cooperação facilitam e motivam as crianças na ampliação de seus conhecimentos para formação de sua autonomia. O educadordeve dirigir sua tarefa em conjunto com a família. Dessa forma, jogos e brincadeiras além de um fator importante no desenvolvimento da criança, pode proporcionar-lhe uma inclusão no sistema de idéias e conhecimentos. Quando falamos em educação infantil, lembramos muitas vezes da fase em que a criança vai a escola, rabiscar, brincar, ou para muitos os pais levam as crianças, pois não tem com quemdeixar em casa. Onde a escola na vida inicial da criança é apenas uma brincadeira. Nesse sentido, esse trabalho tenta mostrar que a realidade hoje é outra, em que a brincadeira na educação infantil não é apenas para a criança passar o tempo, mas também uma forma de inclusão social.

Palavras-chave: jogos, brincadeiras, aprendizagem, inclusão, educador, criança.


1. INTRODUÇÃO

Hoje, oeducador pode pensar em diferentes formas lúdicas, e uma delas é proporcionar uma atividade dirigida, em que ensina uma dinâmica para as crianças para que elas possam adquirir um repertório educativo. Isso porque, mesmo que o brincar seja natural da infância, os pequenos não nascem sabendo como fazer isso, eles só brincam porque interagem com alguém.

Nesse contexto, podemos dizer que aeducação precisa ser repensada de forma interligada, escola e família, só assim poderemos diminuir essa complexidade que existe na educação. Mas, a família também podem ajudar na aprendizagem. O ideal seria que os pais brincassem com seus filhos, porque muitas das brincadeiras estão se perdendo ao longo do tempo, já que eles não tem tempo de transmiti-los.

Em uma perspectiva teórica naárea educacional o que se percebe é um esforço teórico empreendido por um grupo significativo de autores para identificar o processo de desenvolvimento do modo de brincar e a aprendizagem através de jogos e brincadeiras, principalmente seu envolvimento com a educação das crianças.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Desde muito cedo acriança já passa a se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização eexperimentação de regras e papeis sociais.




2 - A importância do brincar para aprendizagem

O brincar é extremamente importante no desenvolvimento do ser humano. É uma atividade que persiste, praticamente, desde o tempo em que o homem vive sobre a face da terra. Só que existem formas e momentos diferentes de realizá-la, que dependem da cultura de cada país e região. A brincadeira é...
tracking img