Como iniciou a comuna de paris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo de Defesa Nacional
No dia 04/09/1870 com a derrota na batalha de Sedan, a população de Paris invade a Câmara exigindo a queda do regime. Essa pressão derruba o império e a República éproclamada, sendo então criado um Governo de Defesa Nacional.
Presidido pelo General Trochu e formado principalmente por deputados eleitos por Paris ao Corpo Legislativo do II Império, é composto pormonarquistas (controlam a polícia e as forças armadas) e por republicanos burgueses (traumatizados pelas Jornadas Revolucionárias de Junho de 1848)
Ainda em 04/09/1870 uma reunião da seção parisiense daAIT e da Câmara Federal das Sociedades Operárias define que o governo provisório não será atacado devido à guerra e também ao pequeno grau de preparo das forças populares, ainda não organizadas, porémreivindicavam a abolição imediata da polícia imperial, supressão da chefatura governamental de polícia em Paris, a organização da polícia municipal, a revogação de todas as leis contra a imprensa econta os direitos de reunião e associação, eleição imediata para vereadores e prefeito em Paris (cargos que a capital desprovia), o armamento imediato de todos os franceses e o alistamento em massa parafazer frente às tropas Prussas e por fim impulsionar a constituição de um Comitê Municipal em Paris, composto por delegados e cada umas das 20 regiões administrativas.
Em 05/09/1870 cerca de 500pessoas comparecem à reunião para criação do Comitê Municipal onde decidiram lutar pela criação de um Comitê Republicano por região administrativa que delegará 4 membros cada para a composição do ComitêMunicipal. Em 11/09/1870 o Comitê Municipal é criado com o nome de Comitê Central Republicano de Defesa Nacional das Vinte Regiões de Paris
O GDN não se opõe às reivindicações, alegando que a questãocapital é resistir à invasão tendo em vista a aproximação das tropas Prussianas. O GDN promete eleições municipais para 28/09/1870 e gerais para 02/10/1870, mas já nomeando prefeitos e vices para...
tracking img