Varias estrutura do sistema de ensino no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

A lei nº. 9394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é a que estabelece a finalidade da Educação no Brasil, Órgãos Administrativos responsáveis,Níveis e Modalidades de ensino entre outros.

NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO:

A educação escolar compõe-se de educação básica e educação superior:

1. A educação básica, formada da educaçãoinfantil, ensino fundamental e médio, tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir notrabalho e em estudos posteriores» (art. 22). Ela pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, sendo que esta última podeser também uma modalidade da educação superior.

1.a. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, emseus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade» (art. 29). A educação infantil é oferecida em creches, para crianças de zero a três anos deidade, e pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos.
1.b. O ensino fundamental, cujo objetivo maior é a formação básica do cidadão, tem duração de nove anos e é obrigatório e gratuito na escolapública a partir dos sete anos de idade, com matrícula facultativa aos seis anos de idade. A oferta do ensino fundamental deve ser gratuita também aos que a ele não tiveram acesso na idade própria.1.c. O ensino médio, etapa final da educação básica, objetiva a consolidação e aprofundamento dos objetivos adquiridos no ensino fundamental. Tem a duração mínima de três anos, com ingresso apartir dos quinze anos de idade. Embora atualmente a matrícula neste nível de ensino não seja obrigatória, a Constituição Federal de 1988 determina a progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade...
tracking img