Como fundar uma ong

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tentei elaborar os principais passos, mas é importante o auxílio de um advogado.



Deve ser elaborado o estatuto da ONG.
Convocar uma Assembleia geral defundação da ONG, votação do estatuto e da diretoria e conselho fiscal. O comunicado deve ser público e veiculado nos principais meios de comunicação (internet, jornais...). Deveser publicado com pelo menos 3 dias de antecedência.

Os membros presentes nesta assembleia serão considerados membros fundadores. Deve ser feita uma ata constando onome dos presentes com RG e CPF. Outra ata de fundação deve descrever o curso da assembleia, citando o número de presentes, quem conduziu a reunião e as pessoasdeterminadas por votação para cada cargo. O endereço deve constar no estatuto e na ata.



3.Cargos: Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, 1° suplente, 2°suplente, 3 conselheiros fiscais.

4. Deve ser encaminhado ao cartório de registro de registro de títulos e documentos, 2 vias da ata de fundação (assinada por toda adiretoria), ata de presença, 2 vias do estatuto ( todas as páginas rubricadas pelo presidente e pelo advogado responsável), cópias de RG e CPF dos membros da diretoria,comprovante de residência do presidente, a assinatura do presidente deve ter a firma reconhecida em todos os documentos. Custo em torno de R$300.

5.Após sair oregistro, deve procurar um contador com toda esta documentação gerada pelo cartório para requerer o CNPJ. Será enviada um pedido à receita federal e farão uma análise dasituação fiscal do presidente da ONG. Será marcada uma entrevista na receita federal com o presidente. Caso seja aprovada, o CNPJ sai na hora.



E está fundada a ONG!
tracking img