Como formatar um artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS UNIP – 2011 (COLOCAR O TÍTULO AQUI)

Autor, autor, autor.............. orientador


Resumo- Este modelo apresenta as instruções para a preparação de artigos científicos, os quais são requisitos para a conclusão do curso de graduação da Universidade Paulista de São José dos Campos, 2012. Os autores devem segui-lo para a preparação deoriginais em formato Word. Somente os artigos que respeitarem este modelo serão considerados adequados para a aceitação no momento de entrega. O resumo do artigo deve conter no mínimo 150 palavras e no máximo 300. Na construção do resumo deverá estar contida a apresentação do tema, o objetivo geral, a justificativa, a metodologia e a conclusão (todos esses itens devem ser apresentados de uma maneirasucinta, já que serão delimitados amplamente na introdução).
Palavras-chave: Usar até 5 palavras-chave separadas por ponto final.

Introdução

Todos os artigos aceitos serão analisados pela banca de professores à qual compete a observação da eficácia de cada artigo assim como seus enquadramentos ao tema, assunto metodologia, justificativa, discussão bibliográfica e discussão práticas propostos(caso este faça parte do artigo). Como o processo prevê apenas uma rodada de avaliação, os autores devem ser cuidadosos com a apresentação técnica e também com a sintaxe e a ortografia, sob pena de reprovação do trabalho. Todas as instruções devem ser lidas antes do início da digitação do artigo.
Os artigos devem ser formatados no Word. Estes textos serão utilizados para a avaliação do cursode Pedagogia da UNIP. Logo, os autores devem seguir cuidadosamente as presentes instruções. Recomendamos que uma cópia das mesmas seja mantida intacta, para fins de consulta, ou até mesmo de publicações futuras em congressos, conferências, iniciações científicas, revistas impressas ou revistas on line.
Sugerimos que na seção Introdução esteja contido de quatro a oito parágrafos, os quais devemsituar a apresentação do tema e assuntos escolhidos, as bases da literatura científica que justifiquem o objetivo principal do trabalho e os objetivos específicos, a justificativa e a metodologia.
Este modelo foi elaborado usando o editor de texto MS-Word. Para a preparação do artigo devem ser rigorosamente respeitados os padrões estabelecidos nos próximos parágrafos.
Tamanho do Papel: Antesde redigir o texto, assegure-se que a página está configurada para papel A4 (210 x 297 mm), no modo retrato. Na impressão de cópias para fins de verificação, correção, etc, certifique-se que a impressora está configurada para esse tipo de papel.
Extensão do Artigo: O tamanho dos artigos é de quinze (15) a vinte e cinco (25) páginas. Artigos fora desse padrão serão recusados.
Margens:Devem-se respeitar margens de 25 mm na borda superior, 25 mm na borda inferior e de 20 mm nas bordas laterais.
Formato da Página: Formate o texto do corpo do artigo em duas colunas, com 80 mm de largura, com 10 mm de espaço entre colunas. Todo o texto deve ser justificado à direita e à esquerda.
Fontes: Use fonte Times New Roman tamanho de letra 12 e espaçamento simples entre linhas.
O resumodas fontes e estilos que devem ser adotados é apresentado na Tabela 1.
Título e Autoria: Esta seção do artigo deve ser redigida com o texto centralizado, em uma única coluna compreendendo toda a largura do papel, porém respeitando as margens laterais. O título não deve exceder duas linhas (12 pontos, negrito, letras maiúsculas). Evite abreviações não usuais. As demais informações, compreendendolista de autores, respectivas afiliações e e-mail do primeiro autor devem ser redigidos conforme o modelo. O título, autores e endereços/afiliações, devem ser separados entre si por uma linha.


Tabela 1- Tamanho e estilo das fontes


|Item |Tamanho | Estilo |
|Título |12 |Negrito, maiúsculas |
|Nomes...
tracking img