,, , Como fazer com que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade

Páginas: 6 (1462 palavras) Publicado: 6 de junho de 2013
Como Fazer Com Que Seu Aluno Se Compreenda Como Sujeito Construtor e Construído Pela Sociedade




1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo falar brevemente de alguns estudos, nos quais os teóricos colocam o discente no lugar de sujeito ativo, relativamente ao ensinar e aprender, criando um ambiente propício à aprendizagem.
O prazer da descoberta vem atrelado aodesafio que a vida, de forma geral, e a escola de maneira programada, colocam para todos. A afetividade congrega as crianças e o professor, fazendo com que se transformem em um grupo ativo, investigador. Possibilita, também, a emergência do desejo de aprender. Esse desejo não surge quando as crianças se colocam de maneira passiva diante da aprendizagem esperando que o professor diga o que fazer. Elesurge quando se dá oportunidade à criança de se perguntar sobre os mistérios.
A descoberta de que as interações entre as crianças em situações de solução de problema favorecem a aprendizagem, coloca os professores diante da “questão de como se pode criar um ambiente para as crianças pensarem, de uma forma diferente daquela que se usa em uma sala de aula para se aprender assuntosespecíficos”. (Kamii e Declark, 1985:58).
Desta forma o aluno se compreenderá como sujeito construtor e construído pela sociedade. Como função social a Escola é um local onde visa a inserção do cidadão na sociedade, através da inter-relação pessoal e da capacitação para atuar no grupo que convive. Forma cidadãos críticos e bem informados, em condições de compreender e atuar no mundo em que vive.

2.Desenvolvimento

A educação contemporânea não deve se limitar a formar alunos para dominar determinados conteúdos, mas sim que saibam pensar, refletir, propor soluções sobre problemas e questões atuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola deve favorecer a formação de seres críticos e participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais.

“É naEscola que se constrói parte da identidade do ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de princípios éticos e morais que permeiam a sociedade; na Escola depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias potencialidades”.
(BORSA, 2007, p.2).

O processo desocialização, portanto, abrange bem mais que a formação de hábitos e atitudes para a vida em sociedade; envolve a vivência de ritos e valores e a compreensão da produção humana. Sabe-se que o ser humano já nasce em sociedade e, desde seu nascimento, está sujeito a práticas sociais do seu meio cultural. Essas práticas, por sua vez, são construídas historicamente, ao longo do percurso da Humanidade.
Àeducação cabe o papel de transmitir conhecimentos, comportamentos e desenvolver habilidades essenciais para a formação do ser social, promovendo mudanças e favorecendo a aquisição de novas condutas, proporcionando transformação daquilo que é existente e não é desejável, para que este possa ter uma boa adaptação ao meio em que vive.
Cada Instituição Escolar tem sua realidade e característicaspróprias dentro do Sistema de Ensino. Assim, o sujeito precisa ter noção de quem é, onde está e onde quer chegar. Para colaborar com as afirmações, segue a seguinte contribuição: “...tanto a educação quanto a escola devem implementar as funções mentais superiores, isso significa desenvolver, ao máximo, mediante a aquisição de símbolos da cultura e dos conhecimentos culturais acumulados”. (VYGOTSKY,1984)
O primeiro passo para se alcançar esse norte é a escola trabalhar com as potencialidades da criança, a fim de que ela possa superar as dificuldades advindas do contexto social.
Uma escola que tem como objetivo estimular e desenvolver a cidadania deve proporcionar aos seus alunos situações em que eles tenham oportunidade de adquirir valores e conhecimentos básicos para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como fazer que seu aluno se compreenda como sujeito construido pela sociedade como fazer com que seu aluno se...
  • Aluno: sujeito construtor e construído da sociedade
  • O aluno como sujeito construtor e construido pela sociedade
  • A educação no seculo xxi como fazer com que os alunos se compreendam como sujeitos construtores e construídos pela sociedade.
  • Como fazer com que o seu aluno se compreenda como sujeito construtor da reaidae social
  • Como fazer com que seu aluno se sinta construtor e construido pela sociedade
  • Sujeito construtor e construído pela sociedade
  • Sujeito construtor e construido pela sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!