Como fazer com que o seu aluno se compreenda sujeito construtor e constuído pela sociedade?

2797 palavras 12 páginas
“Um Filme Falado”
Em julho de 2001, uma menina acompanhada de sua mãe, distinta professora de história, atravessa milênios de civilização ao encontro do pai. Então a mãe inicia um diálogo a bordo de um cruzeiro com a filha:
Mãe: - Vem aí um nevoeiro. Que pena. Se aumentar, não vai conseguir ver o Monumento ao Desenvolvimento. Estamos aproximando, vê? Fizeram-no em memória ao fato e em homenagem aos marinheiros. Aquele ali ao fundo, à frente de todos os outros... com o chapéu de abas largas, vê?
Filha: - Sim, quem é?
Mãe: - É o Infante D Henrique, o empreendedor dos descobrimentos.
Filha: - O que faziam?
Mãe: - O que faziam? Descobriram novos mundos... percorrendo mares, até então desconhecidos. Uma tarefa que o Infante estudou muito bem. Olha, este é o mais antigo. Foi o 1º a ser construído para comemorar o feito curioso da chegada a Índia pelo mar... numa expedição comandada por Vasco da Gama. Que engraçado! Este nevoeiro me faz lembrar o mito de D Sebastião.
Filha: - O que é um mito?
Mãe: - Chama-se mito as histórias imaginadas a partir de certos acontecimentos... como este, de D Sebastião, a quem chamavam “O encoberto”... na crença de que viria um dia, numa manhã de nevoeiro como esta.
Filha: - E quem é D Sebastião?
Mãe: - D Sebastião foi um dos reis de Portugual. Um rei que queria transformar o mundo em um mundo cristão... e fez uma guerra para para conquistar os mouros que tinham outra religião.
Filha: - Que guerra?
Mãe: - Uma guerra que se deu em Alcácer Quibir, na África... e ficou conhacida como a Guerra dos Três Reis, por terem morrido lá. Acredita-se que D Sebastião foi um dos três mortos. Morto ou não o fato é que sumiu depois da derrota dos portugueses... e no povo ficou a esperança, que é o tal mito... e uma crença muçulmana também. Mito de que um “Encoberto” virá um dia num cavalo branco... numa manhã de nevoeiro.
Filha: - E virá mesmo?
Mãe: - Há quem creia que sim, mas, por enquanto, é só um mito.
Filha: - E se vier vai entrar por onde

Relacionados