Como falar em publico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGÜE

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: A SECRETÁRIA E O EXECUTIVO.

NÍVEA MARA BRUNELLI

RIO CLARO – SP 2003/2004

FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGÜE

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: A SECRETÁRIA E O EXECUTIVO

NIVEA MARA BRUNELLI

Monografia apresentada como exigência parcial para obtenção do grau debacharel em secretariado executivo trilingüe, à comissão de avaliação das faculdades claretianas, sob orientação da professora Rosa Maria Gimenez Lucas.

RIO CLARO - SP 2003/2004

A comissão de avaliação das Faculdades Integradas Claretianas considera aprovada a presente monografia.

_____________________________________

Professora Rosa Maria Gimenez Lucas (Orientadora)_________________________________________________ Professora Elisabete Scaglia Trento (Supervisora de TCC)

_____________________________________
Nívea Mara Brunelli (Aluna)

Agradecimentos Agradeço em primeiro lugar a DEUS, pois se não fosse consentido por Ele, não teria ao menos entrado em uma faculdade. À minha família, em especial minha mãe Mara e meu pai Djalma que sempre fizeram todo o possível pormim. Meus principais amigos: Paula Zavatti, Ana Carolina Murbach, Fernando Brito e Iara Pfeifer que acreditaram em mim e também fizeram o melhor para que meu sonho se tornasse realidade. Também agradeço a minha orientadora Rosa Lucas por toda atenção e ajuda que me deu para que pudesse concluir meu trabalho.

RESUMO
A presente monografia trata do tema relacionamento interpessoal: a secretáriae o executivo, e discorre sobre o surgimento da função secretário no mercado de trabalho, a origem da profissão, as suas primeiras tarefas, a busca para melhor aperfeiçoar suas tarefas para conhecer a política da empresa, e realizar melhor suas atividades, o desenvolvimento interpessoal com chefes, e destaca principalmente como os executivos visualizam esta relação profissional nos diasatuais. Também busca discutir quais são os benefícios conquistados para a empresa, mediante a melhoria de comunicação e delegação de tarefas entre a profissional secretária e o executivo O estudo partiu do problema referente à questão de se as atitudes de parceria entre os profissionais secretária e executivo nos dias atuais contribuem para o desenvolvimento eficaz do trabalho, bem como buscouverificar a hipótese de que se houver maior flexibilidade e comunicação entre esses profissionais, haverá maiores progressos para a empresa. Assim, mediante a esta questão, objetivou-se mostrar que quando existe comunicação e delegação nas tarefas diárias, as chances de se obter resultados benéficos para os profissionais e para a empresa se tornam mais fácies de serem alcançados. Teve-setambém a curiosidade de verificar se a escolaridade dos profissionais secretários influencia nas suas decisões funcionais e de relacionamento pessoal no cotidiano de trabalho, visto que esta profissão tem, nos dias atuais, um novo perfil de exigências na questão comunicacional e das relações humanas. Os resultados obtidos conduzem a uma conclusão favorável à proposta da pesquisa, ressaltando umasignificativa concentração de respostas de afirmação face à existência de delegação de tarefas pelos chefes para os profissionais secretários. Aponta ainda que há resultados positivos para a empresa quando há relacionamento de harmonia, respeito e confiança entre profissional secretário e executivo. Pode-se observar que a variável escolaridade dos profissionais secretários influencia nestarelação em função da delegação de tarefas pela chefia.

SUMÁRIO

Página

INTRODUÇÃO..............................................................................................01 CAPÍTULO 1 – A FUNÇÃO DA SECRETÁRIA, O PERCURSO HISTÓRICO DA SECRETÁRIA..........................................................................................04 CAPÍTULO 2 – A SECRETÁRIA EM BUSCA DE SEU...
tracking img