Como eu penso a complexidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO EU PENSO A COMPLEXIDADE NO SERVIÇO SOCIAL NO DIA DE HOJE





Resumo

O presente artigo visa fazer uma reflexão sobre a atuação do profissional de Serviço Social que, assim como outros profissionais, desempenham em seu cotidiano a função de agente educador que busca desenvolver ações interventivas capazes de enfrentar as questões sociais que emergem da sociedade capitalista do séculoXXI.
Neste estudo, o pensamento complexo é a principal teoria ou método empregado, em especial, o concebido por Edgard Morin (2005). O propósito deste artigo é trazer para a problemática do Serviço Social, um olhar dentro da sua principal característica, a complexidade. Toda esta discussão passa pelo pensamento complexo de Edgard Morin e traz valor aos estudos Sobre o Serviço Social, na medidaem que esses são a base para a definição de ações governamentais e sua concretização por meio de projetos e programas. Vivemos um novo tempo, habitamos espaços que estão além dos nossos olhos e percebemos e até vivenciamos culturas  originadas em qualquer lugar do planeta, pois elas nos são permitidas pela revolução tecnológica em marcha.
Finalizamos o texto com observações sobre os benefíciospessoais, interpessoais e corporativos do pensamento complexo.




Palavras-chave

Complexidade, pensamento complexo, globalização, mundo corporativo. Imaginário e Serviço Social.


Introdução

O Serviço Social tem na questão social um dos elementos fundantes da profissão, uma vez que seus profissionais historicamente trabalham na execução das Políticas Sociais Públicas queconstituem respostas às diversas expressões da questão social produzidas pela sociedade capitalista.

Na contemporaneidade, os profissionais do Serviço Social têm se deparado tanto com o aprofundamento da questão social, em função das suas novas configurações, e, consequentemente com o aumento de demandas no seu cotidiano profissional, quanto com a desqualificação dessa mesma questão social.É importante evidenciar, ainda, que diferentes visões perpassam essa categoria, tais como a tese da existência de uma nova questão social explicitada por autores como Castel (1999), em função das mudanças econômicas, sociais e políticas da contemporaneidade.

Compartilhamos, no entanto, do pensamento de Netto (2001), Iamamoto (2001), Yasbeck (2001) e outros, no sentido de que aquestão social expressa as velhas mazelas do sistema capitalista, revestindo-se na contemporaneidade de novas roupagens, agudizando-se e complexificando-se, em função do desenvolvimento das forças produtivas e da intensificação da exploração, próprios do sistema de acumulação capitalista.

Neste sentido, constatamos que a face do novo capitalismo é mais cruel nos países periféricos, como oBrasil, em que há um aprofundamento das questões sociais geradas pelas desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais.


O que é complexidade 

Percebemos a complexidade quando nos damos conta que o mundo não é separado em ou por partes, ou seja, fragmentado. Estamos, todos, encaixados em processos cíclicos e relacionais. Diferentemente do complicado que possui um viéssemântico distinto, por ter como significado um certo grau de dificuldade para se por a termo determinada empreitada.

Costumamos definir a complexidade da seguinte maneira: “A complexidade não é um conceito teórico e sim um fato. Manifesta-se na multiplicidade, no entrelaçamento e na contínua interação da infinidade de sistemas e fenômenos que compõem o mundo natural e as sociedades humanas. Ossistemas complexos estão dentro de nós e a recíproca é verdadeira. Não é possível reduzir a complexidade a explicações simplistas, regras rígidas, fórmulas simplificadas e sistemas fechados”.

Hoje, percebe-se claramente que os fundamentos da “ciência das organizações”, construídos durante a era industrial, apresentam-se extremamente limitados diante da atual aflição humana, social e...
tracking img