Como elaborar uma resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso:
Disciplina:
Professora:


Dia, mês, ano.




RESENHA CRÍTICA


AUTOR




Identificação da Obra: (este título aparece na resenha)
BOAVENTURA, Edivaldo. Como ordenar asideias. 8ª edição. Série Principios. São Paulo: Ática, 2004, 59p.


Sobre o autor: (este título aparece na resenha)
Informações básicas sobre a formação do autor, atividades, experiências de quemescreveu o livro, quando, outros livros publicados. Perfil do autor.


Introdução (os próximos títulos não aparecem na resenha)
Coloque os dados bibliográficos essenciais do livro que você vairesenhar. Destaque a área do conhecimento, o tema abordado, as ideias pricipais. Pense que você estará escrevendo um texto crítico a outras pessoas que não leram o livro, portanto você precisa comunicarao leitor os aspectos essenciais da obra em questão e situá-lo no assunto da melhor maneira possível. O leitor deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado à leitura.

Desenvolvimento dotexto (apresentação das ideias do texto e apreciação crítica)
Nesta parte é que será feita a apresentação do conteúdo da obra com a indicação das ideias do texto seguidas da apreciação críticado resenhista. Apresente as ideias principais e secundárias discutidas pelo autor do livro, utilizando de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado, com a preocupação de manterfidelidade ao texto original. Na fase da apreciação crítica o resenhista deverá tomar posição própria em relação às ideias apresentadas devendo ainda considerar as ideias de outros autores a respeito dotema. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo. De que trata a obra, o que aborda, sepossui alguma característica especial, como foi abordado o assunto, se exige outros conhecimentos. Analise de forma crítica: Nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de...
tracking img