Como elaborar uma resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como elaborar uma resenha
1. Definições
Resenha-crítica: é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.
Uma resenha acadêmica objetiva fundamentalmente responder às questões básicas: quem é o autor, sobre o quetrata o livro, como se comprara com outros livros do mesmo autor, da mesma área, do mesmo assunto. O texto enquanto exemplar do gênero resenha pode ser considerado híbrido, um misto de descrição, narração e avaliação. Na produção de uma resenha deve-se atentar ao relato minucioso da propriedade da obra. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição), relata as credenciais do autorrelato), resume a obra, apresenta as conclusões e a metodologia empregada, expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, por fim, apresenta uma avaliação da obra, destacando o público ao qual a obra se destina (dissertação).
Dessa forma, resenhas mais objetivas podem ser representadas por descrições mais objetivas do conteúdo do livro, relacionando-o à área de modo geral, comuma avaliação menos explícita. Os textos mais subjetivos são aqueles em que o resenhista expressa claramente sua visão pessoal, avaliando e destacando o valor da obra para a comunidade acadêmica e/ou para o leitor em potencial.(Motta-Roth, 1998).
Ao elaborar uma resenha, o resenhista além de apresentar com precisão e fidelidade aspectos da obra e de descrevê-la detalhadamente, apresentaavaliações, julgamentos de valor, elogios e críticas expressos através de marcas linguísticas tais como adjetivos (belo, provocativo, instigante, bom, entre outros), advérbios (realmente, inegavelmente, bem, pretensamente, veementemente, certamente, entre outros) e de comentários sobre a obra (p. ex.: bem embasado teoricamente, sob a capa do discurso acadêmico, o livro X esgota-se em si mesmo, no trabalho deX cada tema é discutido com vagar).
Considerando as características desse gênero textual, o resenhista deve adotar uma postura seletiva, destacando aspectos relevantes da obra em relação ao objetivo do produto final ou do provável leitor para o texto.
2. Quem é o resenhista: a resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez queavalia a obra, julgando-a criticamente.
3. Objetivo da resenha: o objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural – livros, filmes peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa.
4. Veiculação da resenha: a resenha é, em geral, veiculada por jornais e revistas.
5. Extensão daresenha: a extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, "um resumão" como normalmente feito nos cursos superiores ... Para melhor compreender este item, basta ler resenhas veiculadas por boas revistas.
6. O que deve constar numa resenha
Devem constar:
- O título
- A referênciabibliográfica da obra
- Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
- O resumo, ou síntese do conteúdo
- A avaliação crítica, que deve estar presente em todo um texto, e não em apenas um parágrafo.

7. A referência bibliográfica do objeto resenhado: constam da referência bibliográfica:
Nome do autor; título da obra, nome da editora, data da publicação, lugar da publicação,número de páginas
Os dados da referência bibliográfica podem constar destacados do texto, num "box" ou caixa.
Como se inicia uma resenha
Pode-se começar uma resenha citando-se imediatamente a obra a ser resenhada. Veja os exemplos:
"Língua e liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino" (L&PM, 1995, 112 páginas), do gramático Celso Pedro Luft, traz um conjunto de...
tracking img