Como elaborar uma pesquisa salarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Solicitado
Como Elaborar A Pesquisa salarial de uma Empresa de construção civil que tem diversas filiais no Brasil, Quais são os meios dessa pesquisa? Você contrataria uma empresa externa ou ela pode ser feita pela própria empresa?
Você compararia com os cargos e salários dos funcionários, por Exemplo, de uma empresa de petróleo que atuam no Brasil com a mesma estrutura? Ou apenascom outra empresa de construção civil concorrente. Pensem bem e Justifiquem.

1. Como Elaborar A Pesquisa salarial de uma Empresa de construção civil que tem diversas filiais no Brasil?
Pesquisa salarial te por objetivo comparar os salários pagos pela empresa patrocinadora com o mercado selecionado, empresas de mesmo porte e/ou mesmo segmento e/ou mesma região geográfica metodologia.
Naelaboração de uma pesquisa e na definição das empresas a serem convidadas, devemos considerar:
* Seleção dos cargos a serem pesquisados.
* Descrição sumária dos principais processos de cada um dos cargos e as condições de ingresso (educação formal e formação complementar).
* Organograma da empresa para identificar se os níveis organizacionais são compatíveis com os das empresasconvidadas.
* Empresas que operam na mesma área territorial,
* Empresas do mesmo tamanho ou com as mesmas características organizacionais,
* Empresas que atuam no mesmo ramo de negócio,
* Empresas cuja política salarial e práticas de gestão de pessoas sejam de interesse.

2. MEIOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS DE UMA PESQUISA SALARIAL
Antes de qualquer iniciativa para acoleta de dados, uma carta ou e-mail da Gerência de Recursos Humanos ou da Diretoria da empresa patrocinadora deve ser enviada às empresas participantes com o intuito de se ter a concordância e disponibilidade na participação da pesquisa salarial.

Para coletar as informações da pesquisa salarial precisamos montar um caderno de pesquisa que contenha algumas informações principais:
*Relação dos cargos pesquisados;
* Relação das empresas participantes;
* Descrição da metodologia utilizada, dos critérios e princípios que irão nortear a pesquisa;
* Organograma da empresa patrocinadora para identificar se os níveis organizacionais são compatíveis com o das empresas participantes;

RELAÇÃO DOS CARGOS PESQUISADOS

Por ser uma empresa de construção civilconsideram-se os seguintes cargos:
Ajudante geral; auxiliares administrativo, escritório, logística e suprimentos; analistas contábeis, financeiro, recursos humanos e sistemas Junior; assistentes administrativo, comercial, contábil, financeiro e pessoal; chefias contabilidade geral logística e suprimentos, pessoal; coordenador de obras; encarregados de carpintaria, manutenção mecânica, obras, transporte,turno; supervisores adm. De obras, administrativo; gerentes de controladoria, logística e suprimentos, recursos humanos; desenhista projetista; técnicos em edificações, segurança do trabalho, topografo; advogado pleno; arquiteto; engenheiros civis Junior, civil pleno, civil sênior, segurança do trabalho; armador; copeiro; faxineiro; motorista; serventes de obras; vigia; almoxarife; apontador deprodução; carpinteiro; eletricista manutenção. Oficial; mecânicos de manutenção meio oficial, manutenção oficial; mestra de obras; montador; operadores de equipamentos movimentação, maquinas de produção; pedreiro construção; pintor manutenção; soldador.

RELAÇÃO DAS EMPRESAS PARTICIPANTES

Enviar uma carta-convite às empresas para participação na pesquisa com o objetivo de contatar asempresas indicadas para participação na pesquisa salarial explicar a finalidade mostrar os benefícios esperados garantir a confidencialidade e convidar para participar atividades .
Após a confirmação realizar uma reunião com as empresas convidadas com o objetivo explicar a metodologia, esclarecer as dúvidas e levantar os dados necessários para comparação das práticas salariais do mercado...
tracking img