Como devemos avaliar nossos alunos?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como devemos avaliar nossos alunos?

A avaliação, escolar em diversas escolas, tem servido como punição para os alunos, a expressão “na prova vocês me pagam” tem sido proferida por diversos educadores quando exigem disciplina dos alunos. No entanto, a avaliação dessa forma tem caráter excludente, já ela assume esse papel e vai classificando o aluno que não atingiu satisfatoriamente a média como“menos capaz”, quando, na verdade a avaliação deve ser tratada como uma maneira de avaliar a forma como o conteúdo deve ser ensinado pelo professor, a direção a ser tomada, já que o erro do aluno tem sempre algo a ensinar ao educador.
Quando o aluno erra, é necessário que o educador faça uma auto-avaliação, sobre os métodos de ensino aplicado.
Outro fator preocupante na educação escolar é o fato damassificação do planejamento do ensino. Ou seja, ele é direcionado para a quantidade de alunos total da turma quando deveria ser planejada para o individual, já que as turmas apresentam sujeitos heterogêneos. Assim para Paramount (2000) o fracasso do aluno é um julgamento institucional, não se pode acreditar na avaliação da escola. O autor se refere ao fato da escola formular seus métodos deavaliação muito efêmeros; em síntese, ela ensina e avalia para a prova simplesmente, é assim um aprendizado passageiro.
O avaliar deve servir para o educador como uma ferramenta para que cada um possa aprender, a esse respeito ainda, salienta, (Perrenoud, p. 165, 1999), “O importante não ‘é fazer como se’ cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender”. Assim, é necessário deixar o “faz deconta” das notas e passar a tratar a avaliação como humanizada e respeitando a individualidade de cada aluno.
Os instrumentos utilizados para a avaliação também necessitam de reflexões. Se for prova, (de comum utilização em todas as escolas) é preciso questionar-se de que modo e como ela deve ser elaborada. Um exemplo de má utilização desse instrumento é quando esta não vem contextualizada exigindouma memorização exacerbada dos conteúdos. Outro fator não menos importante é o fato de não haver diversificação nos métodos de avaliação. Assim é necessário mais de um método de avaliação da aprendizagem.
Para Libaneo (1994), a avaliação deve estar centrada em ajudar o aluno a aprender e ao professor a ensinar, é fundamental que o educador, ao elaborar a avaliação, tenha em mente o objetivo aoqual deseja alcançar, e ainda utilizar o instrumento mais adequado.
A função da avaliação é dar a possibilidade do aluno descobrir seus avanços e dificuldades. Daí a importância desta ser feita corretamente.
De fato, há vários motivos pelos quais um professor necessita de avaliar seus alunos. Avaliar os alunos ajuda a determinar o quanto eles estão aprendendo e contra o que estão lutando. Ao avaliaros alunos, o professor pode ajudá-los a atingir as suas metas para o ano letivo. Existem muitas maneiras diferentes de os alunos serem avaliados.
Projetos: Isto pode ser feito individualmente ou em grupo. Ao dar a um estudante um projeto e um período de tempo para o fazer, um professor pode avaliar como o estudante organiza o tempo, gera problemas, e resolve esses problemas. Ao fazer o projetoem grupo, o professor também pode avaliar o modo como os alunos interagem uns com os outros e como eles participam em trabalho de grupo. Para que o projeto seja um sucesso em termos de avaliação do aluno, o professor deve dar instruções claras e prazos fixos.
Resposta abertas a questões: Este processo implica que o professor ou avaliador coloque uma pergunta, respondendo o aluno oralmente ou porescrito. Esta é uma excelente maneira de avaliar o processo de pensamento do aluno.
Com base no desempenho: Este tipo de avaliação exige que os alunos realizem ações como responder a perguntas ou fazer atividades específicas. A forma mais comum de fazer isso é pedir aos alunos que expliquem como encontraram as respostas a uma pergunta e pedir-lhes para explicar os seus processos de pensamento...
tracking img