Como desenvolver

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO DESENVOLVER UM WBS/EAP PARA UM PROJETO DE SUCESSO



A grande maioria dos profissionais busca o destaque em suas carreiras e acreditam que, para obter tal destaque, a execução bem sucedida de suas atividades é um fator fundamental para o reconhecimento.

Em Gestão de Projetos, os melhores profissionais são aqueles que, de forma consistente, entregam, dentro do prazo e do custoprevistos, projetos que atendem às expectativas dos envolvidos.

Porém, o sucesso na execução e entrega de um determinado projeto está passivo a variáveis e influências diversas, tais como utilização de técnicas corretas de controle, relacionamento dos membros da equipe, complexidade do projeto, apoio da alta direção, entre outros.



OBTENDO O SUCESSO EM PROJETOS

Um dos fatores importantes parao sucesso dos projetos está relacionado à habilidade do gerente de projetos em selecionar e utilizar as técnicas apropriadas e de forma correta. Um projeto bem sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado. Se no projeto foi gasto menos ou mais recursos que o previsto, houve uma falha no planejamento.

Definir o escopo é ter determinado o que será feito durante o projeto e como issoserá realizado. Essa definição deve ser baseada nos resultados esperados e nas restrições existentes para o projeto. Desenvolvendo e confirmando o entendimento comum do trabalho a ser realizado no projeto entre os envolvidos.

Uma ação importante para definição do escopo do projeto é transformar a declaração de 'resultados esperados do projeto' em uma lista de atividades que precisam serrealizadas. Para esta definição é importante manter o foco no objetivo do projeto, ouvir todos os envolvidos, pensar nos detalhes, atentar-se principalmente para as restrições do projeto.

Para fazer isso é preciso decompor sucessivamente o 'resultado esperado do projeto' em partes menores e menores até que seja possível gerenciá-las. Para isso utilizaremos a WBS (Work Breakdown Structure), ou emportuguês, EAP (estrutura analítica do projeto).



POR QUE USAR A WBS(EAP)?

Por diversas vezes surgem questionamentos sobre o nível de documentação que deve ser utilizada em um determinado projeto, ou então, se a metodologia aplicada para tal projeto é a mais adequada.

Conhecer o cliente, a área de atuação do projeto ou a equipe envolvida, facilitam na definição da metodologia a ser aplicada,mas não há como fugir de algumas ferramentas de controle, ou o bom andamento do projeto poderá ser colocado em risco.

Para o sucesso de um projeto, o correto desenvolvimento de uma WBS(EAP) torna-se imprescindível. A utilização de uma WBS(EAP) servirá de guia para definição dos entregáveis, definição do ciclo de vida do projeto, criação de uma linha de base para acompanhamento do progresso doprojeto e para facilitar a comunicação dos envolvidos.

Uma vez elaborada a WBS(EAP), pode se então iniciar a elaboração do cronograma do projeto, definindo as atividades que deverão ser executadas para produzir os produtos intermediários e final, as estimativas de duração de cada atividade, a seqüência das atividades, podendo realizar com isso uma programação das atividades (data de início e datade término), baseado nas estimativas de esforço, custos e recursos disponíveis.

A WBS(EAP) não deve ser criada apenas para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto. Ela será base para a maior parte do planejamento do projeto e permitirá acompanhar o progresso do projeto, e principalmente dará uma visão clara do que está sendo feito no projeto e identificarrapidamente o impacto das mudanças solicitadas pelo cliente.



DESENVOLVENDO UMA WBS(EAP)

O desenvolvimento adequado de uma WBS(EAP) é um dos fundamentos do PMBOK.

Entre as boas qualidades de uma WBS(EAP) apontada pelo PMI nós temos:

- Os elementos representados devem seguir a lógica de conclusão 100%

- Cada nível de decomposição das etapas do projeto devem ser devidamente...
tracking img