Como construir parcerias estáveis e duradouras entre a abefi – unidade ação encontro e os diversos entes da sociedade parceiros?

9772 palavras 40 páginas
RESUMO

Esse trabalho aplicativo de conclusão de curso teve por objetivo estudar a gestão e as parcerias e alianças estratégicas estabelecidas entre a ABEFI – Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial e organizações do setor privado. A ABEFI é uma entidade sem fins lucrativos, localizada na Vila Palmeira, Bairro Santo Afonso, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Exerce atividades de apoio social, educacional, esportivo e cultural à comunidade onde está inserida.
Para atender aos objetivos do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os gestores da entidade e aplicado questionário a cidadãos e empresários da cidade de Novo Hamburgo.
Desta forma, foram estudados os conceitos de redes, alianças e parcerias estratégicas além de estudar a situação da iniciativa em relação a esses conceitos e oferecer sugestões de melhoria no processo.

Palavras-chave: Redes.Alianças.Parcerias.Gestão estratégica.

INTRODUÇÃO

Este estudo trata da Unidade Ação Encontro da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (ABEFI) considerando os aspectos relacionados à gestão da sustentabilidade da entidade e a efetividade de suas parcerias e alianças estratégicas.
Vive-se uma época na qual o sucesso de uma organização depende do sucesso de seu entorno. Para que uma empresa prospere ela precisa ser útil à comunidade em que está inserida. Para que o Estado invista na saúde, educação, obras, entre outros, precisa da arrecadação de impostos; a indústria e o comércio, por sua vez, para arrecadarem impostos precisam vender, para isso contratam empregados que irão consumir produtos e serviços. Assim a economia gira desde o setor primário gerando emprego e renda. Na busca pela sobrevivência, o desenvolvimento de parcerias tem sido a alternativa mais viável entre empresas com fins lucrativos entre si, entre estas e empresas do terceiro setor, entre o Estado e o setor privado e/ou terceiro setor.
Além de órgãos do governo, um número crescente de empresas, têm

Relacionados