Como citar as fontes consultadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO CITAR AS FONTES CONSULTADAS?
Existem formas diversas de citar. Porém, qualquer que seja o formato escolhido entre os mais comuns a única maneira aceitável de citar é citar corretamente. Ou seja, a citação tem de identificar e permitir localizar, sem qualquer equívoco possível, o documento citado.
AS CITAÇÕES NOS TRABALHOS DOS ESTUDANTES
Ao redigirem os seus trabalhos e relatórios osestudantes são freqüentemente confrontados com as seguintes dúvidas: o que citar e não citar? Cito em demasia? Onde colocar a citação? Como evitar o plágio?
Relativamente à dúvida "o que citar" há uma regra básica a seguir: devem ser citadas todas as idéias específicas, as opiniões e os fatos que não são da autoria de quem escreve. Em contrapartida não deve ser citado tudo aquilo que faz parte doconhecimento comum. O conhecimento comum tanto diz respeito à informação conhecida pelo público em geral, como à informação genérica de um dado campo profissional. Contudo, porque muitas vezes é difícil identificar onde começa e onde acaba o conhecimento comum, uma boa regra a seguir é "na dúvida deve citar-se".
Sentir-se compelido a fazer uma citação em quase todas as frases significa que não sepensou o suficiente, não se dispensou a atenção devida ou o tempo de investigação necessário ao tópico que se analisa, de modo a que possam surgir e ser desenvolvidas idéias próprias. Um relatório de pesquisa não deve cingir-se a uma compilação de idéias e fatos de outros trabalhos. As fontes devem constituir apenas a base a partir da qual são desenvolvidas as idéias de quem escreve. A regra de ouroé, "sempre que é usada informação de outras fontes essa informação deve ser comentada". Além disso, a importância e o tamanho do comentário não devem ser nunca menores que a dimensão da fonte utilizada.
Em relação ao local mais indicado para colocar a citação o final do parágrafo não é, geralmente, o local mais aconselhado. Na verdade, a citação colocada no final do parágrafo deixa freqüentementeo leitor na dúvida. A citação diz respeito à última frase do parágrafo, ao parágrafo todo, ou a parte do parágrafo? É necessário que quem redige revele explicitamente onde começa e onde acaba a informação da fonte utilizada. A maneira mais fácil de concretizar este desiderato é recorrer a expressões como "Segundo Pedro Espanha (...)" ou "Carlos Fortuna sustente que (...)".
Sempre que sereescrevam idéias ou informações através de palavras próprias, seja sumariando, seja parafraseando, as idéias e a informação não nos pertencem. A fonte deve, por isso, ser citada. Casos contrários estão a praticar um plágio que, no meio acadêmico, constitui uma das ofensas mais graves. Plagiar é usar idéias e os escritos de outros autores como se eles fossem nossos.
CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO
O modelobase de citações no corpo do texto inclui o último nome do(s) autor (es) e o ano de publicação. Além disso, sempre que se faz uma citação direta do trabalho ou se faz referência a uma passagem específica desse trabalho deve acrescentar-se o número das páginas.
a) Se o nome do autor aparece no texto, deve ser seguido do ano de publicação entre parêntesis.
Exemplo: Como refere Boaventura de SousaSantos (1995), o Estado português caracteriza-se...
b) Se o nome do autor não aparece no texto, deve ser referenciado a partir do seu último nome, seguido de vírgula, espaço e do ano de publicação entre parêntesis.
Exemplo: A experiência turística converteu-se num fator de transgressão das normas sociais (Fortuna, 1995).
c) Se a citação corresponde a uma transcrição ou a uma reprodução quasefiel do texto do autor citado, deve indicar-se o número da (s) página (s) citada (s) imediatamente a seguir ao ano de publicação, ao qual se seguem - antes da indicação da(s) página(s) - dois pontos e um espaço.
Exemplo 1: Hespanha (2002: 35)
Exemplo 2: Nunes (2001: 43-44)
d) Se o texto for uma co-autoria de vários autores deve citar-se da seguinte maneira:
Exemplo para dois autores:...
tracking img