Como apresentar no FEBRACE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Retirado do site http://febrace.org.br/como-participar/#.UmUzflO0zIX
TEMA E AUTORIA
> Identifique problemas que gostaria de resolver, fatos, fenômenos e /ou situações que deseja entender melhor.
Decida se irá conduzir o projeto individualmente ou em equipe (de no máximo 3 estudantes) e escolha o tema de seu projeto.


DIÁRIO DE BORDO
> Providencie um caderno e uma pasta para servir dediário de bordo do seu projeto.
Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras idéias e reflexões para a escolha do tema.
PLANO DE PESQUISA
Elabore seu plano de pesquisa que deverá conter os seguintes itens: título do projeto, questão ou problema identificado, hipótese científica ou objetivo deEngenharia, descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo de Engenharia e bibliografia (no mínimo três Referências importantes).
ORIENTADOR/ COORIENTADOR
Discuta e aprimore seu plano de pesquisa com o seu professor orientador. Em alguns casos, você e seu orientador podem chegar à conclusão de que seránecessário ter também um coorientador (algum outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvido no projeto) para ajudar a aprimorar o plano de pesquisa e acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do projeto.
CADASTRO INICIAL
> Inicie o cadastro do seu projeto no site da FEBRACE, inserindo as informações dos participantes e o plano de pesquisa. A partir deste cadastro inicialvocê passará a ter prioridade no atendimento a dúvidas e a receber informes da FEBRACE com dicas e oportunidades para jovens talentos em Ciências e Engenharia.

QUESTÕES ÉTICAS E DE SEGURANÇA
Você deverá tomar alguns cuidados e providências antes do início do desenvolvimento do seu projeto, se a sua proposta envolver um ou mais dos tópicos a seguir: pesquisa com seres humanos, animaisvertebrados, recombinação de DNA, substâncias patogênicas ou micro-organismos, substâncias controladas, tecido animal ou humano ou seus fluídos, substâncias (reagentes e/ou equipamentos perigosos.
Neste caso, é obrigatório realizar o cadastro inicial do projeto (descrito no item anterior) e aguardar a aprovação do Comitê de Revisão Científica da FEBRACE antes de iniciar o desenvolvimento do projeto.Conduza o projeto, de acordo com o seu plano de pesquisa, seguindo o Método Científico ou o Método de Engenharia. O projeto deverá ser totalmente desenvolvido e conduzido por você, estudante (ou por uma equipe de no máximo três estudantes), e acompanhado e supervisionado pelo orientador / coorientador.
Lembre-se de que todo o andamento do seu projeto deverá ser registrado por você em seu diário debordo. Ao longo do desenvolvimento, registre todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.
Metodologia Científica considera os seguintes aspectos:
Qual é seu objetivo?
Qual é a ideia que você está tentando testar?
Qual é apergunta científica que você está tentando responder?
Pense como seu projeto pode demonstrar seu propósito ou objetivo.
Faça uma previsão dos resultados do experimento.
Liste os resultados previstos em termos mensuráveis.
Explique com detalhe como seu experimento será executado e como ele vai testar sua hipótese.
Identifique as variáveis (elementos do experimento que mudam para testar ahipótese) e os controles (elementos do experimento que não mudam).
Especifique como as medidas dos resultados vão provar ou refutar sua hipótese.
Este procedimento deve ser como uma receita: uma outra pessoa deve poder executar o experimento seguindo o procedimento. Teste com um amigo ou parente para verificar que o procedimento está claro e completo.
Liste os materiais e os equipamentos que...
tracking img