Como abrir um empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Cenecista de Joinville
Administração de Empresas e Negócios
























Passo-a-Passo na Abertura de um Empreendimento
















Daniele Kuhn
Naira Correa
Patrícia Antoniazzi
Tânia Ferreira
Thais Marques
4º Ano “A”Joinville
Março de 2008
INTRODUÇÃO


Somente vontade e coragem não são suficientes para ser um bom administrador, pois é necessário conhecer todas as etapas que envolvem a abertura de um empreendimento, etapas estas que vão desde o estudo de viabilidade através de um plano de negócio até o recebimento de licença para funcionamento da empresa.Tendo o administrador conhecimento sobre esses processos ganha tempo e corre menos risco de erros, trazendo resultados mais rápidos e positivos para a organização.


















































PROCESSOS PARA ABERTURA DO EMPREENDIMENTO
RESUMO SIMPLIFICADO


Após definir o ramo de negócio quese deseja abrir, fazer o estudo de viabilidade e definir qual o nome que será dado à empresa, é preciso seguir alguns procedimentos para que a empresa possa começar seu funcionamento.
Para registro da empresa é necessário a elaboração de um contrato social que deve ter previamente definido o quadro societário, a forma da sociedade, o nome comercial e o endereço da empresa.Faz-se necessário em um primeiro momento a consulta de nome empresarial para se verificar se o nome escolhido pode ser utilizado pela empresa, se não há um registro anterior na JUCESC para o mesmo segmento.
Essa consulta é feita através do site oficial da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina – JUCESC, por meio de seu endereço eletrônico (http://www.jucesc.sc.gov.br/usr) sendoque nesta consulta será fornecida uma lista dos nomes empresarias semelhantes ao pretendido para a abertura da empresa, sendo o custo atual desta pesquisa no importe de R$5,00 (cinco reais), tanto para pessoas jurídicas como para pessoas físicas, conforme mostra a etapa 01 deste processo.
Após a pesquisa do nome empresarial é preciso saber se endereço escolhido para o funcionamento daempresa será aceito pelas normas da prefeitura local.
Essa pesquisa busca verificar se a localização pretendida para a nova empresa é compatível com as normas da região sobre zoneamento, posto que há regiões onde não é permitida a implantação de “comércio” ou de “indústria”, sendo imprescindível a realização da consulta ao órgão responsável.
O órgão para o qual deve serdirigida a consulta é a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana (SEINFRA), devendo a mesma ser efetivada por meio de um formulário disponível nesta secretaria no qual devem ser lançados alguns dados referentes ao ramo de atividade e características gerais da empresa. Juntamente com este formulário preenchido é obrigatória a apresentação do certificado de conclusão de obra ou registro de averbação doimóvel.
Após a entrega destes documentos a SEINFRA realiza a análise em um prazo aproximado de 30 (trinta) dias, informando se o local esta apto para instalação da empresa. Com a aprovação da SEINFRA, para a localização do imóvel deve-se fazer então o contrato de locação, (Anexo1).
Para esta consulta, denominada “consulta branca”, não é cobrada taxa.
Definidos o nomecomercial e o endereço do estabelecimento, passa-se para a definição do quadro societário e a forma de constituição da sociedade, viabilizando-se assim a elaboração do contrato social (Anexo 2).
Para a elaboração do contrato social é importante uma pesquisa de nomes dos sócios junto a Secretária da Receita Federal – SRF.
Esta pesquisa é importante para se verificar se há...
tracking img