cominidade pega

578 palavras 3 páginas
3 Comunidade Pega1

I Na manha de sábado 22\02 seguimos rumo a cidade de Porta Alegre onde é localizada a comunidade Pega, a maioria dos alunos estava indo ao local pela primeira vez e não tinha a única informação previa que nos foi passada é que era uma comunidade de remanescentes quilombolas. Ao chegar à cidade nos encontramos com o guia, e este nos passou informações sobre o local e sua fundação. Em determinado momento foi necessário deixar o ônibus e seguir caminhada a pé, durante esse percurso o guia continuou a nos falar sobre a comunidade inclusive sobre sua economia, passamos em uma casa onde é produzida a farinha artesanal que é responsável por grande parte dessa economia, conhecemos o lugar e recebemos mais algumas informações dessa produção. Conhecemos um espaço que é utilizado pela comunidade como um centro cultural onde acontecem desde cerimonias religiosas a festividades cotidianas como aniversários dos membros da comunidade.
Não houve nenhuma apresentação especifica da comunidade para nos recepcionar, e ficou claro que não foram avisados previamente sobre nossa presença, porém é importante ressaltar a simpatia dos moradores com quem tivemos a oportunidade de conversar, não foram muitos, mas todos se demonstraram receptivos e dispostos a nos responder qualquer pergunta sem problemas.Nos foi passado que é comum na comunidade a presença de pesquisadores, então os moradores já estão habituados a questionamentos sobre seu cotidiano.Como nossa visita não foi anunciada, nosso contato com os moradores foi muito momentâneo, então as informações foram em grande parte fornecidas pelo guia, esse se demonstrou muito atencioso, e disposto a responder as questões que colocamos.

II
A relação de parentesco ma tribo pega é muito complexa. Antigamente, em dias de baile havia uma divisão de raças, brancos dançavam em um lado do salão e o negro do outro. Hoje em dia são encontrados tanto negros quantos brancos. As plantações são para consumo da própria

Relacionados

  • HH 88
    14330 palavras | 58 páginas