Comfigurando uma rede domestica

1202 palavras 5 páginas
Comfigurando uma rede domestica
Isso mesmo, hoje vamos aprender a montar uma rede sem fio, ou com fio, em casa, e com equipamentos, dito básico. A família do século XXI é conectada. O pai, a mãe e os filhos em idade escolar ou na faculdade estão na internet a maior parte do dia. As gerações mais novas há muito já substituíram a TV pela telinha do micro ou do notebook. Em um ambiente como esse a rede doméstica torna-se fundamental, principalmente para evitar conflitos na hora de utilizar esse ou aquele computador.
A rede de hoje é multiplataforma
Primeiro, vamos entender o conceito de rede de forma mais ampla. No mundo wi-fi de hoje, a rede é muito mais do que computadores ligados por cabos coloridos que se espalham pela casa. O projeto de sua rede doméstica deve ser dimensionado pensando não só no desktop ou no notebook, já tão comuns, mas também no iPhone (ou em qualquer outro smartphone disponível), no Nintendo DS, no Playstation 3 enfim, no conjunto de equipamentos que vão conversar e utilizar a banda da internet e as pastas compartilhadas para consultar arquivos. E nesse cenário, a melhor rede hoje para um ambiente doméstico é a sem fios, descomplicada e poderosa: a rede wi-fi.
Apenas como exemplo, vamos propor um modelo de rede com um roteador wi-fi, um computador desktop, um notebook, um HD externo para compartilhamento de dados, uma impressora, um smartphone e um videogame portátil. Podemos criar variações infinitas, mas acreditamos que nesse modelo cobrimos a maioria das situações envolvendo redes domésticas, como acesso a internet, compartilhamento de documentos e mobilidade.
Roteador, o centro de tudo
O coração dessa rede invisível é o roteador wireless. Ligado ao cabo de seu provedor de banda larga, ele não apenas conecta seus computadores à internet, como permite que todos os aparelhos que adotam o protocolo Wi-Fi (“wireless fidelity”, ou fidelidade sem fios) fiquem ligados entre si.
Sua instalação é relativamente

Relacionados