Comercio mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Comércio Mundial é a atividade de intercâmbio comercial entre as nações. Algumas são produtoras de determinados produtos (petróleo, por exemplo), e outras produzem matérias primas em abundância (minerais por exemplo). A "troca" entre aquilo que eu produzo em excesso e aquilo que eu necessito para suprir as minhas necessidades se forma através do Comércio Mundial. Outra respostainteressante seria dizer que o Comercio mundial é a capacidade entre as nações de comercializarem aquilo que produzem em troca daquilo que elas necessitam.

Comércio Mundial
Desde o final da Segunda Guerra, o processo de mundialização se intensificou, devido aos avanços das relações comerciais. A necessidade de reconstrução economica levou os países europeus a desenolver novos eixos deexportações e importacões, além de aprimorar os já existentes. A própria guerra havia demonstrado a intensidade da interdependencia mundial, e essa mesma consciencia foi a responsavel pela criação da ONU. O comércio internacional é a principal fonte de divisas para um país, e o objetivo é manter a balança comercial favorável, ou seja, exportar mais do que se importa. O mesmo se aplica à chamada balança depagamentos, um indicador mais abrangentes que a balança comercial, pois, além das trocas comerciais, envolve a troca internacional de serviços, como empréstimos e pagamentos de royalties, que são os direitos sobre o uso de marcas.
Com a acelerada internaciolização da economia nas ultimas décadas, no entanto, as barreis alfandegárias na maior parte as vezes representam um obstáculo aodesenvolvimento, do capitalismo. As grandes empresas, principalmente as transnacionais, necessitam de espaços cada vez maiores, pelos quais possam fazer circular livremente bens, serviços e capitais. As recentes mudanças do comércio internacional sob os moldes da globalização têm alguns aspectos que merecem destaques:
* Um deles é o fato de que os países subdesenvolvidos, tradicionalmente exportadore dematérias-primas, tem investido mais no manufaturados.
* Outro aspecto é a formação de alianças entre alguns países para facilitar o trânsito de mercadorias.
* Um terceiro fato é o aumento do volume de trocas resultantes da queda de barreiras politicas. Também merece analise a constatação de quem nem todas as regiões do mundo se benefeciam igualmente do novo comércio internacional.

Noatual contexto de grandes transformações – aumento do volume de transações comerciais, aceleração tecnologica e importancia do investimento em pesquisa, desenvolvimento e educação, o contraste entre as economias subdesenvolvidas exportadoras preferencialmente de materias-primas e aquelas que exportam grande quantidade de manufaturados se torna mais ainda visivel. A divisão internacional dotrabalho tende a se modificar nos próimos anos, sob a influencia de fatores como:
* Abertura ao mercado internacional, com a eliminação de barreiras protecionistas distribuição internacional do trabalho especializados
* Capaciade de investimento em infraestrutura
* Avanço das inovações tecnologicas, com a queda dos custos de comunicações.

Organização Mundial do Comércio – OMC
AOrganização Mundial do Comércio (OMC) é o foro multilateral responsável pela regulamentação do comércio internacional. Seus diversos órgãos se reúnem regularmente para monitorar a implementação dos acordos em vigor, bem como a execução da política comercial dos países membros, negociarem o acesso de novos participantes e acompanhar as atividades relacionadas com o processo de solução de controvérsia.Essas atividades envolvem toda a estrutura da organização formada pelos Conselhos Gerais: para o Comércio de Bens; para o Comércio de Serviços; para Aspectos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio. Órgãos de Solução de Controvérsias; de Exame de Políticas Comerciais; comitês de Comércio e Desenvolvimento, Restrições por Motivo de Balanço de Pagamentos e de Assuntos Orçamentários....
tracking img