Comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOCUMENTOS UTILIZADOS NA EXPORTAÇÃO
Introdução
D. Maria de Lourdes tem uma indústria de brindes que se tornou bastante conhecida no Brasil, principalmente pela criatividade com que desenvolve seus produtos. Esta fama ultrapassou as fronteiras quando ela participou de uma feira no segmento de Brindes e Presentes e foi contatada por visitantes do exterior. D. Maria de Lourdes está realizando suaprimeira exportação, uma remessa de chaveiros dourados, que foi comprada por um atacadista europeu. Tendo contratado serviços de um profissional especializado em comércio exterior, D. Maria de Lourdes, bastante interessada, quer saber os detalhes de todo procedimento.

1

1

No momento de contratar um profissional em comércio exterior, verifique cuidadosamente sua forma de trabalho, negocieum contrato de prestação de serviços com todos os detalhes e obtenha informações junto aos clientes para quem ele já trabalha. Todo cuidado é necessário e, se tiver necessidade de indicação de profissionais, você poderá pedir orientação ao Sindicato dos Despachantes Aduaneiros.

- Sr. Paulo, tenho mais uma dúvida na exportação dos chaveiros. Quais os documentos que devem ser preenchidos eenviados com a mercadoria? - D. Maria, estou indo agora para uma reunião, mas terei o prazer em fazer uma explicação detalhada de todos os documentos e envio para a senhora por fax. Pode ser? - Claro, ficarei aguardando. Depois da reunião, o Sr. Paulo preparou o fax e enviou para D. Maria de Lourdes. Prezada D. Maria de Lourdes, A maioria dos documentos importantes em uma venda internacional é comum atodos os países, porém, alguns exigem documentação mais complexa, por exemplo, visto consular. Os documentos normalmente são padronizados visando facilitar o intercâmbio internacional. Sugiro sempre que os exportadores deixem o preenchimento destes documentos para profissionais da área, pois qualquer erro de emissão poderá causar uma série de transtornos.

2

A seguir, verificaremos osprincipais documentos utilizados na exportação:

Fatura Pró-Forma
É durante os primeiros contatos entre futuros compradores e vendedores que os detalhes da operação de exportação serão definidos, tais como: quantidade, preço, transporte, embalagem, forma de pagamento, condições de venda, entre outros. Este documento deverá ser elaborado e apresentado pelo exportador ao importador em inglês ou noidioma do país importador, podendo ser um contrato formal assinado e reconhecido oficialmente ou um fax com aceitação de ambas as partes, ou ainda, como prática e para melhor apresentação das informações, o exportador poderá utilizar-se de um formulário simples chamado: Fatura Pró-forma. Este documento concentrará informações fundamentais para o fechamento do negócio e poderá ser utilizado peloimportador para abertura da carta de crédito ou para efetivar a remessa de valores. Para alguns destinos, é utilizada para solicitação de licença de importação ou pedido de inspeção. A Fatura Pró-Forma deve conter, pelo menos, as seguintes informações: • descrição da mercadoria, quantidade, peso bruto e líquido, moeda, preço unitário, valor total; • quantidades mínimas e máximas por embarque; • nomes doexportador e do importador; • tipo de embalagem e transporte; • modalidade de pagamento; • termos ou condições de venda (INCOTERMS); • data e local de entrega; • locais de embarque e de desembarque; • prazo de validade da proposta; • assinatura do exportador; • espaço para assinatura do importador, expressando a sua concordância com a proposta.

3

Nota Fiscal

Este documento deveacompanhar a mercadoria desde a saída do estabelecimento do exportador até a chegada no local de embarque para o exterior. A nota fiscal deve ser emitida em moeda nacional, com base na conversão do preço FOB (INCOTERM negociada, onde a responsabilidade civil do exportador cessa com a entrega da mercadoria a bordo do navio) em reais, pela taxa de compra do dólar do dia da emissão da nota fiscal. No caso...
tracking img