46 Estilos de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física (FAEFI) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas tem como meta a Licenciatura Plena em Educação Física, garantindo ao seu aluno egresso a possibilidade de atuar em segmentos escolares como prioridade e também em segmentos não escolares, o que não descaracteriza seu perfil profissional.
Este estudobuscará encontrar meios para refletir sobre as melhores condições na relação ensino e aprendizagem no curso de Educação Física por meio da análise das bases metodológicas presentes no conteúdo de disciplinas e no trabalho acadêmico de seus professores, uma vez que importa, a nosso ver, observar, refletir e analisar o cotidiano da ação metodológica na realidade hoje denominada mundo do trabalho.Vale investigar, como sugere Manoel Sérgio, se a Educação Física não é “um subproduto no desenvolvimento científico” ou uma “pedagogia assentada numa ciência autônoma, independente”, o que a tornaria capaz de criar “um novo potencial humano de dinamismo e versatilidade” (Cunha, 1989:79).
Uma nova visão da Educação Física, que está a demandar maior atenção dos estudiosos da educação,implica, por certo, uma metodologia diferenciada e criativa, transformadora, capaz de promover o crescimento seja do aluno, seja do professor, seja da instituição capaz de comportar as contradições da sociedade que a ampara e de trabalhar essas contradições no sentido de transformar sua estrutura conservadora.
Em 1987, por ocasião do Curso de Especialização em Motricidade Humana, realizado naFaculdade de Educação Física, a professora orientadora desse estudo, Profa. Márcia Gozzi pôde conhecer através do módulo desenvolvido pelo Professor Doutor Jefferson Canfield da UFSM/RJ, a Teoria dos Estilos de Ensino do Professor Muska Mosston, um professor israelense, naturalizado nos Estados Unidos que propôs no corpo teórico de seu trabalho, uma série de possibilidades metodológicas que consideroserem de extrema valia no sentido de provocar alterações nas atitudes de ensinar e aprender.
Reportamo-nos no presente estudo à Teoria dos Estilos de Ensino e seu Spectrum, levantando uma série de indagações acerca da melhoria da qualidade do ensino da Educação Física no Ensino Superior, que me levam a uma proposta de estudar o cotidiano dos Professores de Educação Física e sua realidade notrabalho em segmentos escolares da cidade de Campinas, no nível privado e público. Analisando a ação profissional nos 1o. e 2o. ciclos do ensino fundamental, relacionado à educação física, poderemos verificar as possibilidades de inserção de novas ferramentas metodológicas. Esclareço no plano dos bolsistas, com maior precisão, a Teoria de Mosston e seus termos.JUSTIFICATIVA
COPI crê, “que o valor essencial da investigação científica reside no fato de que satisfaz nossa curiosidade, ao realizar nosso desejo de conhecer”, e recorda que já ARISTÓTELES havia escrito... “Aprender é o maior dos prazeres, não só para o filósofo, mas também para o resto da humanidade, por pequena que seja sua capacidade para isso...”. Essas afirmações a impulsionaram a uma série deindagações e a definir uma proposta de estudo que acreditou poder ser investigada: quais os Estilos de Ensino dos professores/profissionais da Educação Física mais utilizados em segmentos escolares da cidade de Campinas.
Para isso baseou-se na Teoria dos Estilos do Professor MUSKA MOSSTON. Esta apoia-se no Spectrum dos Estilos que apresenta uma série de alternativas para a melhoria da qualidadedo ensino da Educação Física.
Dos trabalhos já desenvolvidos ou em desenvolvimento com base na teoria, a maioria está voltada para situações de ensino de ensino fundamental e médio, ou em práticas de ensino da Graduação em Educação Física de cursos de formação superior.
A atual proposta busca uma análise desse suporte teórico no ensino da motricidade humana infantil em segmentos escolares...
tracking img