Comandos para monitoramento do servidor linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comandos para Monitoramento do Servidor

Comando: top
Descrição: O comando top é usado para listar todos os processos em execussão no servidor, além de estatísticas de uso da CPU, memória, I/O,load average e etc… No exemplo abaixo, estaremos indicando ao comando top que ele deverá ser atualizado a cada 1 segundo:
Exemplo: top d 1

Comando: ps
Descrição: Parecido com o comando top, eleserve para listar os processos em execussão no servidor. O exemplo abaixo seguidos das opções aux serve para listar todos os processos e de qualquer usuário.
Exemplo: ps aux

Comando: kill -9Descrição: O kill é usado para matar um processo no servidor pelo PID dele. Você pode descobrir o PID de um processo executando o comando pidof -x seguido do nome do processo.
Exemplo: kill -9 1234Comando: free
Descrição: Este comando é usado para visualizar os dados da memória física do servidor. Use-o com a opção -m para que os dados sejam exibidos em megabytes.
Exemplo: free -m

Comando: dfDescrição: Este comando é usado para listar as partições do servidor e seus respectivos espaços/pontos de montagem. Use-o seguido das oção -h para que os espaços sejam listados de forma que o usuáriopossa entender(em kbytes, megabytes, gigabytes, etc…)
Exemplo: df -h

Comando: w
Descrição: Este comando pode ser usado para listar os usuários conectados ao servidor pelo serviço SSH, alem do loadaverage e uptime.
Exemplo: w

Comandos de Manipulação de Arquivos

Comando: cd
Descrição: Este comando é usado para navegar em diretórios. Use-o sem nenhuma opção para ir para o diretório root,seguido do comando a ser acessado ou ainda seguido de 2 pontos para que volte um nível.
Exemplo 1: cd
Exemplo 2: cd /usr
Exemplo 3: cd ..

Comando: cp
Descrição: Este comando é usado para copiardiretórios e/ou arquivos. Use-o seguido da opção -R para que sejam copiados todos os subdiretórios de um diretório.
Exemplo 1: cp teste.txt teste_final.txt
Exemplo 2: cp -R /home/diretorio...
tracking img