COLUNAS DE ABSORÇÃO E DESABSORÇAO

2216 palavras 9 páginas
COLUNAS DE ABSORÇÃO E DESABSORÇÃO

INTRODUÇÃO
A absorção de gases é uma operação unitária muito usada em indústrias químicas, sendo normalmente utilizados dois tipos de equipamentos: colunas de recheio e colunas de pratos, semelhantes às de destilação. Nesta apresentação serão discutidas mais a fundo apenas as colunas de recheio.
A coluna de absorção, também chamada de torre, é um equipamento de separação. Nela, o gás é bombeado na parte inferior, juntamente com quaisquer impurezas que ele contém, e flutua em direção ao topo. À medida que o gás se move para o topo, o líquido é pulverizado para dentro da torre. As gotículas conseguem captar as impurezas no gás e transportá-las para a parte inferior da torre para que possam ser recolhidas. Algumas podem ter múltiplos pontos onde o líquido é pulverizado, com o intuito de realizar capturas de impurezas diferentes ou maximizar a quantidade de material coletado.

Figura 1. Coluna de absorção. Fonte: GEA.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

ABSORÇÃO E DESABSORÇÃO DE GASES

São duas operações que envolvem a transferência de componentes gasosos entre uma fase líquida e uma fase gasosa. Estas operações são empregadas na indústria química, do petróleo, petroquímica, alimentícia e em equipamentos de controle de poluição.
A absorção é a retirada de um ou mais componentes presentes em uma mistura de gases por meio do contato direto com um líquido. A desabsorção é a operação inversa e tem a finalidade de retirar os componentes mais voláteis de uma mistura líquida por meio de um gás.
DIFERENÇAS ENTRE A DESTILAÇÃO E A ABSORÇÃO

PARÂMETRO
DESTILAÇÃO
ABSORÇÃO
Agente de Separação
Quantidade de calor cedida ou recebida
Solvente
Separação
Por diferença nos pontos de ebulição dos constituintes
Pela diferença de solubilidade dos constituintes no solvente
Componentes
São os mesmos nas fases líquida e gasosa
Não são os mesmos
Queda de Pressão
Muito importante
Sem importância
Efeitos Térmicos
Devido aos calores de vaporização e condensação

Relacionados