Coluna cervical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
CURSO TECNICO EM RADIOLOGIA

COLUNA CERVICAL

JÚLIO SOARES

CAXIAS DO SUL, MAIO DE 2011

RESUMO

Com este trabalho tenho a finalidade de mostrar mais sobre as lesões da coluna cervical que é uma das principais estruturas afetadas quando sofremos uma queda, acidente automobilístico, dor por mal jeito. Os tratamentos adequados paralesões de coluna cervical, depende diretamente de um diagnostico correto, mostrarei procedimentos que os pacientes serão submetidos para que os diagnósticos possam ser realizados perfeitamente, e as principais incidências radiológicas que mostram essas lesões.

DESENVOLVIMENTO

1- COLUNAL VERTEBRAL

A coluna vertebral, também conhecida como coluna espinhal, é a junção de muitos ossoschamados de vértebras. Ela é responsável pela sustentação do tronco e da cabeça, pela flexibilidade, movimentação, amortecimento de impacto e equilíbrio do corpo.
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais fusionadas (sacro) e 3 vértebras coccigenas fusionadas (cóccix).
Dentre todas as vértebras, apenasas sacrais e as coccigenas não se movimentam, o restante delas são moveis. Há entre as vértebras um disco que formam as articulações é evitam o atrito entre as vértebras e a absorção de impactos.
Essa coluna esta localizada na parte posterior, ou seja, no dorso centralizada no plano médio sagital. Como as vértebras estão em cima uma das outras, existem aberturas para que o canal medular passa pordentro da mesma.

Figura 1: vertebral
Fonte: internet

Discos Intervertebrais: Os discos intervertebrais são formados por uma forte cartilagem fibrocartilaginoso. Os discos são firmemente fixos as vértebras para dar a estabilidade, a flexibilidade, movimentação e também diminuir o atrito.

Canal Medular: O canal medular começa na base do crânio e estende-se distalmente até o sacro, épor esse canal que passa a medula espinhal e é preenchido também pelo líquido cerebroespinhal.

Medula Espinhal: A medula espinhal que esta protegida pelo canal medular, se inicia-se na medula oblonga (bulbo) do cérebro. Ela passa pelo forame magno e continua descendo desde a primeira vértebra cervical até a parte inferior da primeira vértebra lombar, onde se afila até um ponto chamado de conemedular.

Figura 2: Disco Intervertebral
Fonte: internet

Figura 3: Medula espinhal
Fonte: internet

Divisões da Coluna Vertebral

A coluna vertebral é sub dividida em cinco regiões. Em cada uma das cinco regiões, as vértebras tem características distintas.

Vértebras Cervicais: As primeiras sete vértebras são conhecidas como cervicais, o ser humano tem 7 vértebras cervicais,elas formam uma pequena curvatura, chamada de lordose cervical.

Vértebras Torácicas: As doze vértebras seguintes são chamadas de vértebras torácicas, sendo cada uma ligada a um par de costelas. O termo torácica é denominado por causa da região em que ela se encontra.

Vértebras Lombares: As maiores vértebras da coluna vertebral são as lombares, são cinco vértebras, as vértebras lombares sãoas mais fortes da coluna vertebral, pois o peso do corpo fica na parte inferior da coluna. Essa é a maior causa de patologias nessa área.

Sacro: O sacro é um grande osso e triangular localizado na base da coluna vertebral e na porção superior e posterior da cavidade pélvica, onde esta inserido como uma fatia entre os dois ossos do quadril. Sua parte superior se conecta com a ultima vértebralombar, e sua parte inferior com a parte superior do cóccix.

Cóccix: É um pequeno osso da parte inferior da coluna vertebral. É constituído por três vértebras coccígeas, soldadas entre si, sendo as inferiores progressivamente menores. A vértebra superior apresenta uma faceta elíptica que se articula com o sacro. Atrás desta localizam-se duas saliências verticais denominadas pequenos cornos...
tracking img