COLONIZADORES PORTUGUESES NA AMÉRICA

438 palavras 2 páginas
RESUMO - APOSTILA
Os habitantes da América viviam em grande número de pessoas e tinha uma cultura um tanto diversificada, tendo as sociedades de Baixa Cultura até as de Alta Cultura, estas foram alvos de várias teorias à cerca de suas descendências.
Pesquisadores procuravam encontrar detalhes da vida dos indígenas moradores da América, diziam que eles eram originados da própria américa. Hoje é comprovado através da ciência que os habitantes eram vindouros de outros continentes.
Quando os europeus entraram em terras americanas haviam cerca de oitenta milhões de indígenas, estes viviam como pescadores, caçadores e de atividades campistas, não conheciam a escrita e utilizavam a pedra para fazerem suas ferramentas e utensílios nem tão pouco se importavam em divisão de classes por conta de suas estruturas sociais, não conheciam a metalúrgica de ferro, criação de animais, o uso de rodas e tantas outras coisas úteis que hoje temos.
Alguns grupos já conheciam e praticavam a agricultura o que ajudava no crescimento deles em relação as pessoas, aprenderam a dividir o trabalho por sexo; os homens ficaram com o preparo da terra e com a caça de animais para a sobrevivência de todos, enquanto que as mulheres ficaram com os trabalhos destinados à casa e ao cultivo da terra a qual plantavam. O que chama-nos a atenção é que eles não ficavam com a produção total daquilo que conseguiam, uma parte do que adquiriam era destinada para as cerimônias religiosas que eles realizavam. A conquista da América teve crescimento na incessante ganância dos conquistadores por novas terras, terras estas que poderiam ter riquezas, fertilidades em seus solos citando como exemplo; o ouro já que se tinha entre os grandes daquele período uma incansável busca pelo mesmo.
Bartolomeu de Las Casas retratava em seus documentários o que os conquistadores espanhóis fizeram aos indígenas da então Ilha Espanhola (São Domingos). Segundo Bartolomeu, os espanhóis eram tão cheios de cobiça, que maltratavam

Relacionados