Colonialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A escravidão é a prática que esteve presente em todos as sociedades desde o comeco dos tempos, ela consistia em que um homem assume todos os direitos de propriedade sobre outro, e assim o mesmotorna-se sua propriedade, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria.
O trafico de escravos era bem comum e contava com a ajuda de vendedores, os quais lucravam muito com essa atividade,eles eram vendidos por preços que variavam por conta de alguns fatores, dentre eles a procedência e a idade.
Esse período demorava acabar por conta de ser um negocio bem lucrativo para ostraficantes de negros, como assim eram conhecidos os homens que vendiam os escravos para outros. O trafico ainda contava com a ajuda de ciganos, de vendedores do mercado de negros, com jesuítas, queincentivavam os índios, já que eles não se sujeitavam ao trabalho forçado e ate mesmo contavam com a ajuda de alguns negros, que por sua vez, na áfrica aprisionavam-se outros negros que fossem de tribosdiferentes e rivais.
Enfim pode-se dizer que a escravidão é um processo que se utiliza da mão de obra humana, sem o consentimento da pessoa e através da coerção, recebendo uma remuneração pequena ou mesmonenhuma. Nisso, a pessoa se tranforma não em uma mão de obra, mas como um objeto.
A escravidao não foi apenas na antiguidade, houve tambem o trabalho forçado no campo que era tao dificil e penosoquanto o outro, onde os senhores feudais trocavam trabalho por pequenos pedacos de terra
Na Europa a escravidao passou por varios seculos e em alguns paises em especial como a fraça, a Rússia ePortugal, tornou-se quase que indispensavel.
Ao serem comparadas escravismo e servidão, não importando se na antiguidade ou na modernidade, é bem perceptivel que a servidão é bem distinta ao escravismo,podemos explicar essa diferenca da forma que os servos não eram comercializados ou seja não poderiam ser vendidos,eles não eram como os escravos, esses era de propriedades dos seus senhores, e os...
tracking img