Colisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Identifique 4 situações de colisão/conflito (crash) entre diferentes personagens.

Ao longo do filme são várias as situações de colisão/conflito, entre elas estão as seguintes:

-Quando ocorre um acidente entre uma mulher latina e uma asiática. A mulher asiática culpa a mulher latina, apenas por ser Latina, e por isso má condutora. Esta não admite que a culpem e a discussão instala-se. Asduas agridem-se verbalmente com comentários racistas e xenófobos.
No filme a mulher asiática culpou a mulher Latina de causar o acidente, porque pensava que a mulher Latina tinha feito uma condução perigosa, visto que, de acordo com a sua visão os Latinos pensam que o mundo é todo deles e não respeitam nada, nem sabem conduzir.

-Quando dois amigos negros conversam na rua sobre adiscriminação e nesse momento um casal branco aproxima-se. A mulher, ao ver os dois sujeitos, teme pelo que possa acontecer quando se cruzarem, agarrando o braço do marido. Um dos negros repara e as suas convicções tornam-se mais evidentes, dizendo ao seu amigo que a mulher é racista dado que tem medo de passar perto deles. Furiosos decidem assaltar o casal quando estes estavam a entrar no seu carro,ameaçando-os com armas de fogo.

-Quando um polícia americano manda encostar um veículo que circulava, porque o condutor era negro e a mulher branca. Sem qualquer razão ordena-os para saírem do carro, humilhando-os e maltratando a mulher. Humilhados, vêm-se ainda obrigados a pedir desculpa e só depois regressam a casa.


-Quando um dos negros que tinha assaltado o casal branco arrepende-se do quefez. Pede boleia durante a noite a um rapaz branco (que era polícia). Depois de começarem a conversar, o branco sente-se ofendido pois o negro diz que gosta de música country e de hóquei no gelo, algo que não faz parte da cultura negra. O rapaz branco considera, portanto, que o negro está a ser irónico. A tensão aumenta e o negro continua a rir-se, mexendo no bolso. O rapaz branco pensa que é umaarma e, sem lhe dar tempo, dispara sobre ele. O rapaz branco descobre que o negro tinha na mão a imagem de um santo e não uma arma.





2)Há momentos em que algumas personagens têm de tomar decisões importantes. Escolha um desses momentos e evidencie as atitudes e os supostos critérios de categorização que se encontram subjacentes aos comportamentos da personagem, nessa situação.
Aolongo do filme, todas as personagens têm decisões a tomar, umas mais complexas que outras e também mais acertadas, mas no fundo sempre importantes. Um bom exemplo de tomada de decisão no filme, verifica-se quando o muçulmano que tinha uma loja, contrata um homem para mudar a fechadura da porta da loja. Daniel (o homem contratado para mudar a fechadura), informa o dono da loja que o problema não é afechadura, mas sim a porta, e que esta deve ser mudada. Com toda esta situação, gera-se um clima de tensão, pois o muçulmano não aceita a opinião de Daniel, obrigando-o a mudar a fechadura e insultando-o. Depois desta situação, esta mesma loja é vandalizada, sendo roubado todo o dinheiro que lá estava e o dono acredita que foi Daniel, e por isso toma a atitude de ir a sua casa, para fazer justiçacom as suas próprias mãos, levando uma arma. Quando chega lá, encontra o Daniel, que estava a chegar do trabalho, perguntando-lhe pelo seu dinheiro e aponta-lhe a arma. A filha de Daniel vendo esta situação corre para proteger o pai, no preciso momento em que o muçulmano dispara, mas aí apercebe-se que a arma estava descarregada.









3)Elabore um texto – máximo 2 páginas –em que, tendo em atenção o filme que viu, articule os conceitos que constituem os objetivos deste trabalho.
As relações interpessoais que caracterizam a vida social estruturam-se em interações entre o individual e o coletivo. Relação interpessoal é a relação existente entre duas ou mais pessoas e as trocas que ocorrem o seu decurso.
Através da cognição social, a perceção das iterações e...
tracking img