Coleta seletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Ou seja, qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
De acordo com sua origem, há quatro tiposde lixo: Doméstico, hospitalar, industrial e nuclear.

► Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?
Está na hora derevermos o significado dessa palavra! Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiaisque precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!

► Pratique os 3 Rs:
REDUZA
Evitar a produção deresíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo.
Ex: preferir os produtos que tenham refil.

REUTILIZE
Reaproveitar o material em outra função.
Ex: usar os potes de vidro com tampa para guardarmiudezas (botões, pregos, etc.).

RECICLE
Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos. Ex: transformar embalagens PET em tecido de moletom.É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros e metais, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletivafunciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

DICAS PARA ACOLETA SELETIVA

• Lave garrafas de vidro, plásticos, embalagens de iogurte, caixas de leite e outros vasilhames antes de colocar no lixo seletivo.
• Lave e pressione as tampas para dentro, das latasde conservas para evitar acidentes;
• Não amasse nem molhe os papéis;
• Fogo não resolve o problema do lixo. Ele transforma sólido em lixo gasoso, que causam problemas de saúde aos seres humanos e...
tracking img