Coleta seletiva de lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
oba
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
MÓDULO III

MARLUCE DE CASTRO VILELA

COLETA SOLIDÁRIA EU FAÇO

Paranaíba-MS
2009

MARLUCE DE CASTRO VILELA

COLETA SOLIDÁRIA EU FAÇO

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental módulo III da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná,para a disciplina de Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e Proteção ambiental.

Orientador: Prof (a). Heloísa de Camargo Tozato

Paranaíba-MS

2009

COLETA SOLIDÁRIA EU FAÇO

Uma campanha sócio-ambiental compartilhada

Introdução
Uma sociedade consciente e bem educada tem preocupação com o meio ambiente,principalmente com os impactos provocados pela geração de resíduos. Selecionando o lixo, todos ajudarão a diminuir a poluição do ar, solo e água; bem como, serão reduzidas as necessidades de novas áreas para depósito. Tal atitude, também vai ajudar a diminuir a proliferação dos insetos e roedores. Os recursos naturais serão poupados e transformados pelas indústrias em matéria prima novamente, baixando assimos custos de produção final por nós consumidos.
Os projetos de coleta seletiva justificam-se ainda sobre um aspecto atual de nossa economia, que é o desemprego. A coleta seletiva pode ser utilizada na geração de postos de trabalho, absorvendo os “catadores de lixo” dentro de uma atividade mais rentável e com condições de salubridade controlada. Nesse contexto, o objetivodeste trabalho é estudar a coleta seletiva do lixo domiciliar como forma de poupar recursos naturais, gerar emprego e diminuir a degradação do meio ambiente, a partir da análise de experiências realizadas em diversas cidades do Brasil.
A população do bairro em que resido, nas suas atividades diárias gera uma grande quantidade de resíduos, armazenam seu lixo, de diferentes origens, em sacolasplásticas, latas e caixas de papelões; sendo depositados, posteriormente, em uma lixeira de espera, que contém todo o lixo recolhido nas residências.
Esse sistema convencional de coleta e armazenamento impede o processo de aproveitamento dos diferentes materiais, ou seja, não há coleta seletiva.
A disposição inadequada do lixo repercute negativamente em nível estético, sanitário,ambiental, social e econômico.
O lixo abriga e alimenta vetores de contaminação e doenças, como: ratos, baratas, moscas e outros.
Na sua decomposição gera substâncias nocivas que contaminam o solo e a água. Contudo, os materiais coletados nas lixeiras da residências poderiam ter um destinado mais correto, que pode ser reaproveitado em benefício social, ambiental e econômico.
EsteProjeto visa criar uma consciência ecológica por parte da comunidade, que possibilite diminuir os impactos negativos que o lixo mal acondicionado e mal utilizado provoca.
Conseqüentemente, visa melhorar o ambiente urbano do bairro, tornado-o mais saudável, minimizando ativos ambientais e melhorando a imagem do bairro, proporcionando acesso a uma melhor qualidade de vida ao cidadão.Justificativa
Não há como não produzir lixo. Podemos, no entanto, reduzir essa produção reutilizando, sempre que possível os materiais recicláveis. Mas ainda hoje grande parte reutilizável do lixo doméstico é desperdiçada pela não existência de coleta seletiva. Jogar o lixo no seu devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza a sociedade de sua responsabilidade social.Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar a coleta seletiva do lixo domiciliar como forma de poupar recursos naturais, gerar emprego e diminuir a degradação do meio ambiente, a partir da análise de experiências realizadas em diversas cidades do Brasil.
Objetivo Geral
A presente pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a coleta seletiva e a reciclagem do lixo a...
tracking img