Coleta de lixo sb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
cColeta Seletiva de Lixo aumenta mais de 40% em São Bernardo
A coleta seletiva de lixo voluntária nos 203 ecopontos espalhados em São Bernardo teve um aumento de aproximadamente 41% este ano, segundo a Secretaria de Serviços Urbanos. O serviço da Prefeitura de São Bernardo faz parte do programa Lixo e Cidadania e visa preservar o meio- ambiente e gerar trabalho e renda para várias famílias.De acordo com a seção de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos, de janeiro a junho deste ano já foram recolhidos 760 toneladas de lixo contra 536 no mesmo período de 2006. Em janeiro de 2007 foi recolhida a maior quantidade: 134 toneladas. A maior quantidade foi de papel: 41.toneladas, contra 22 de plásticos, 20 de vidro colorido, 11 de vidro incolor e 10 de papelão.
A coleta seletiva é umsistema de recolhimento de materiais recicláveis tais como: papéis, papelão, plásticos, vidros metais, alumínio, latas,ferros e pet, previamente separados na fonte geradora.
O programa coleta seletiva foi implementado em 18 de setembro de 2000 pela Prefeitura de São Bernardo com o objetivo de formar uma consciência ambiental sustentável. Para facilitar a entrega voluntária do lixo, a Prefeiturade São Bernardo disponibiliza 203 ecopontos em ruas, praças, escolas, em todos os bairros da cidade. A entrega voluntária implica, por parte do cidadão, a capacidade de armazenar e conservar os resíduos separados em sua casa, até poder deslocar-se ao ecoponto para depósito do lixo reciclável.
Nesses ecopontos são recolhidos diariamente cerca de 4 toneladas de resíduos recicláveis. Estima-se queoutras 8 toneladas sejam retiradas dos ecopontos, todos os dias, pelos catadores de rua não engajados ao programa Lixo e Cidadania do município.

Os resíduos recicláveis coletados nos ecopontos são transportados e doados para duas Casas de Ecologia e Cidadania (CECs), localizadas no Bairro Assunção e Vila Vivaldi. Construídas e equipadas pela Prefeitura estas casas foram cedidas com permissãode uso para a Associação dos Catadores Refazendo (ex-catadores do lixão do Alvarenga) e para a Associação de Catadores Raio de Luz (ex-catadores de rua).
Os catadores das associações que hoje tem de 58 pessoas foram capacitados através de parcerias entre a Prefeitura, a Politécnica da USP, o Sebrae e voluntários da sociedade civil.Os principais resíduos recicláveis encontrados diariamentente nosecopontos, em percentagem de peso, são os seguintes:
Papelão – 8,53%
Papel branco- 1,82%
Outros papéis- 33,04%
Ferro- 06,97%
Alumínio- 03,05%
Vidro – 25,38%
Plástico- 21,21%

SÃO BERNARDO VAI MUDAR A COLETA DE LIXO AINDA NESTE MÊS(Maio/2012)

Consórcio Revita/Lara venceu licitação; contrato prevê usina para queimar lixo e gerar energia
Após um ano, o processo de licitação para oSistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos de São Bernardo chegou ao fim. Atualmente em fase de elaboração de contrato, a expectativa é que a empresa ganhadora do certame, o consórcio Revita/Lara, único a se interessar pela proposta de PPP (Parceria Público-Privada), assine contrato com a Prefeitura até o final deste mês. O novo contrato altera o sistema de coleta e tratamento de lixo,com a construção da chamada Usina Verde.
“A partir do contrato será possível fazer a troca de caminhões de lixo e de todo o sistema de limpeza urbana da cidade, além de dar início à produção do EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) da usina”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Alfredo Buso. Além da construção da Usina Verde, que permitirá o manuseio de todas as fases dolixo (coleta, processamento, tratamento e destinação final) pelo município, as mudanças no processo de gestão e manejo do lixo incluem alterações na varrição de ruas e ampliação da coleta seletiva da cidade de 1% para 10% até 2016.

Além da fiscalização, por parte da Prefeitura, o edital prevê que a população também fará controle de qualidade sobre os serviços prestados. A proposta leva em conta...
tracking img