Colesterol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
20/11/2012

Colesterol

LIPOPROTEÍNAS PLASMÁTICAS & Colesterol

Profa. Fernanda Albuquerque – Bioquímica Básica e Estrutural

Colesterol
Para que serve o Colesterol? Ela é uma substância essencial para o nosso corpo, pois ela é encontrada em qualquer tipo da célula de um ser vivo, mais precisamente fazendo parte da membrana celular o qual tem a função de proteger a célula contra qualquertipo de agressão bem como preservando o metabolismo celular. Ela é encontrada também na constituição de vários tipos de hormônios do corpo humano.

Colesterol
-Somente 25% do colesterol plasmático é proveniente da dieta, o restante é sintetizado fundamentalmente, pelo fígado. -O colesterol plasmático ocorre tanto na forma livre (30% do total) como esterificado (70% do total).

Artériacoronária de um homem de 45 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Artéria coronária de uma mulher de 33 anos, vítima de um ataque cardíaco.

1

20/11/2012

Colesterol
O colesterol plasmático é afetado tanto por fatores intraindividuais como interindividuais. As medidas da colesterolemia são influenciadas por: § Dieta. A quantidade e a composição da gordura da dieta afeta os níveis de colesterolplasmático. Em particular, aquelas gorduras contendo principalmente ácidos graxos poliinsaturados (ex.: óleos vegetais e peixes) tendem a reduzir o colesterol circulante, enquanto aquelas gorduras formadas em sua maior parte por gorduras saturadas (ex.: gorduras animais e manteiga) tendem a aumentar a colesterolemia. Dietas ricas em fibras reduzem levemente a concentração do colesterolColesterol
§ Exercícios físicos. Quando executados de forma regular tendem a aumentar o colesterol-HDL com pequenas reduções também do colesterol total plasmático. § Idade. O colesterol plasmático eleva com a idade o que, provavelmente, esteja relacionado com a dieta. § Gênero. Em mulheres antes da menopausa o colesterol plasmático está diminuído e o colesterol-HDL está elevado. Estas diferençasdesaparecem após este período. § Etnia. Existem diferenças marcantes entre diferentes etnias. Por exemplo, os europeus do norte apresentam colesterol plasmático elevado, provavelmente devido mais a dieta e fatores ambientais que por diferenças genéticas.

LIPOPROTEÍNAS

APOLIPOPROTEÍNAS
São complexos moleculares formados de proteínas transportadoras especificas chamadas de APOLIPOPROTEÍNAS comcombinações variadas de Fosfolipídeos, Colesterol, Ésteres do Colesterol e Triacilgliceróis. +

LIPÍDEOS LIPOPROTEÍNAS

2

20/11/2012

LIPOPROTEÍNAS

LIPOPROTEÍNAS

LIPOPROTEÍNAS
QUILOMÍCRONS VLDL LDL HDL

LIPOPROTEÍNAS

LIPOPROTEÍNAS PLASMÁTICAS

LIPOPROTEÍNAS

-Partículas esféricas que transportam lipídios apolares (insolúveis em água) em seu núcleo. -Complexos constituídos porquantidades variáveis de colesterol e seus ésteres, triglicerídios, fosfolipídios e proteínas (apoproteínas) sendo solúveis no plasma devido à natureza hidrófila da parte protéica. -A classificação das lipoproteínas está fundamentada nas propriedades físico-químicas de cada grupo, que diferem entre si na composição lipídica e protéica. As lipoproteínas plasmáticas em humanos normais são:

3 20/11/2012

LIPOPROTEÍNAS PLASMÁTICAS

Quilomícrons É a principal forma de transporte dos triglicerídios da dieta (exógeno) até os tecidos. Lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL, very low density lipoproteins). Transportam triglicerídios de origem endógena desde o fígado e, em menor quantidade, do intestino delgado para os tecidos. Lipoproteínas de densidade baixa (LDL, low densitylipoproteins). Ricas em colesterol que são transportadas até as células. Lipoproteínas de alta densidade (HDL, high density lipoproteins). Atuam na captação do colesterol ao nível celular, e conduzindo-o até o fígado onde é catabolizado e eliminado.

LIPOPROTEÍNAS PLASMÁTICAS

-A estrutura das partículas lipoprotéicas é geralmente formada por um núcleo hidrofóbico de ésteres de colesterol e...
tracking img