Colas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desperdício de comida em um mundo que passa fome
Segundo a ONU, cerca de 963 milhões de pessoas não têm acesso a alimentos no planeta. E a situação se agravou no último ano.
Calcula-se que oconsumo anual de alimentos em todo o planeta seja de 375 milhões de toneladas; e que a maior parte deste total provenha das plantas. Considerando-se que 10% deste alimento são vegetais consumidos in naturae que outros 10% são de folhas e talos aproveitáveis na alimentação e que são jogados fora, tem-se um desperdício de quase 4 milhões de toneladas de alimentos. Os números fazem parte de um extensorelatório da ONU sobre o assunto, publicado em 2008.
O desperdício se dá em todas as fases da produção de alimentos, desde o plantio e a colheita até o consumidor final. Calcula-se que hoje, no Brasil,20% de toda a produção agrícola seja perdida durante a colheita e que outro tanto vá para o ralo durante o transporte ou devido a embalagens inadequadas. Esses índices de perda só são menores nospaíses do chamado Primeiro Mundo, mas há países que perdem até 70% de sua produção devido a fatores diversos – casos, principalmente, de nações centroamericanas, africanas e muitas asiáticas.
O mundo“incinera” milhares de toneladas de alimentos todos os anos devido à má conservação, deterioração ou contaminação por agrotóxicos. E esse desperdício está em todos os lugares; ocorre, muitas vezes, sem quepercebamos. Só para se ter uma ideia, no Ceagesp do Rio de Janeiro cerca de 40 toneladas de alimentos são perdidas diariamente.
Fome no Brasil
O último dado sobre a fome no Brasil, divulgado peloIBGE, mostra que 14 milhões de brasileiros passam fome. A pesquisa, de 2006, demonstra que 7,7% da população vivem em domicílios nos quais a fome está presente. Já a última publicação do Pnad (PesquisaNacional por Amostra de Domicílio) revela os níveis de insegurança alimentar. O estudo aponta que 72 milhões de pessoas (39,8% da população) estão vulneráveis à fome em maior ou menor grau: têm...
tracking img