COL GIO SIB STELLA MARIS Apostila Complexidade Em Quimica 3o Bimestre

357 palavras 2 páginas
APOSTILA: COMPLEXIDADE EM QUÍMICA
Material produzido por Prof. Rubens Ruiz Filho

SITUAÇÕES-PROBLEMA COMPLEXOS

1. (FUVEST-2010) Cloreto de nitrosila puro (NOCl) foi aquecido a 240 oC em um recipiente fechado. No equilíbrio, a pressão total foi de 1,000 atm e a pressão parcial do NOCl foi de 0,640 atm. A equação abaixo representa o equilíbrio do sistema:

a) Calcule as pressões parciais do NO e do Cl2 no equilíbrio.
b) Calcule a constante do equilíbrio.

2. A hidroxicetona (I) pode ser oxidada à dicetona (II), pela ação de ácido nítrico concentrado, com formação do gás N2O4.

Utilizando fórmulas moleculares,
a) escreva a equação química balanceada que representa a semirreação de oxidação da hidroxicetona (I).
b) escreva a equação química balanceada que representa a semirreação de redução do íon nitrato.
c) com base nas semirreações dos itens a) e b), escreva a equação química global balanceada que representa a transformação de (I) em (II) e do íon nitrato em N2O4.

3. Na dupla hélice do DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas de cada cadeia. Duas dessas bases são a citosina (C) e a guanina (G).

a) Mostre a fórmula estrutural do par C-G, indicando claramente as ligações de hidrogênio que nele existem.

No nosso organismo, a síntese das proteínas é comandada pelo RNA ensageiro, em cuja estrutura estão presentes as bases uracila (U), citosina (C), adenina (A) e guanina (G).
A ordem em que aminoácidos se ligam para formar uma proteína é definida por tríades de bases, presentes no RNA mensageiro, cada uma correspondendo a um determinado aminoácido. Algumas dessas tríades, com os aminoácidos correspondentes, estão representadas na tabela da folha de respostas. Assim, por exemplo, a tríade GUU corresponde ao aminoácido valina.

Letra da esquerda Letra do meio Letra da direita

G U

Relacionados