Coisas de pedagoga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1
Leia com atenção a proposta artística relatada abaixo e marque a alternativa mais completa em relação aos eixos ou campos conceituais da disciplina de Arte, de acordo com as tele aulas, aulas atividades, livro, web aulas e fóruns de discussão:
 
A professora Laura levou seus alunos ao museu para que conhecessem obras de arte de um artista. Em seguida ela possibilitou uma roda deconversa, informando questões relativas às obras apreciadas e ouviu as crianças relatarem o que perceberam em relação às obras de arte (sentimentos provocados, a mensagem, as cores, as formas, as texturas, a temática etc.) Em um segundo momento a professora Laura pediu que as crianças representassem, por intermédio da pintura, a obra que mais lhes chamou a atenção. A professora Laura articulou quaiseixos?
Alternativas
1 - articulou os eixos ou campos conceituais: (produzir / fazer), (apreciar / fruir)  e (refletir), propiciando, desta forma uma aula contextualizada; 
2 - apenas o eixo da  apreciação / fruição; 
3 - apenas o eixo da  reflexão e contextualizou a aula; 
4 - articulou os eixos ou campos conceituais: apreciação e reflexão; 
5 - apenas a criação, o fazer e a aula foicontextualizada.

Questão 2:Não gerada
Leia com atenção as afirmativas e, de acordo com as tele aulas, aulas atividades, livro, web aulas e fóruns de discussão, marque (V) se for verdadeira e (F) se for falsa.

a. (  ) A disciplina de Arte tem como finalidade ilustrar conhecimentos, festas cívicas ou escolares, como uma disciplina ilustrativa, decorativa e auxiliar em momentos de festividades. Eladeve ser utilizada para relaxamento e lazer e relaxamento, onde a criança expressa livremente suas emoções, sem intervenção do professor.
 
b. (  ) O professor Otávio desenvolveu um projeto com o 4º ano do Ensino Fundamental, a partir do interesse dos alunos pela capoeira. Ele iniciou o projeto conceituando o que era jogar capoeira, onde surgiu etc. Depois de bem explorado este assunto, de ter idoa escolas de capoeira, assistido apresentações e visto o interesse dos alunos havia se estendido a outras questões como a influência africana no Brasil, em outro dia, pediu que seus alunos representassem, por intermédio do desenho, uma mulher negra. Colocou os desenhos em exposição, juntamente com algumas obras de arte que retrata as mulheres negras, propiciando uma reflexão por parte dos alunosem relação às representações. Em seguida ele contou como os negros chegaram ao Brasil, com textos, apresentação de imagens, utilização de filmes e documentários. Durante algumas semanas as obras de arte africanas foram utilizadas em sala de aula, onde o professor Otávio propôs leituras, nelas a percepção da estamparia africana (cores, formas, texturas etc.) e fizeram as releituras também, emoutros momentos pesquisaram sobre a culinária africana, a influência destas no Brasil, a religião, dentre outros. Podemos, desta forma afirmar que o professor Otávio propiciou uma aula interdisciplinar e o ensino multicultural.
 
c. (  ) A mídia tem uma forte influência no comportamento, na forma de se vestir e de ser dos alunos, no entanto, isto não impede que o professor utilize as notíciasveiculadas na mídia em prol da educação, propondo discussão de certos assuntos pertinentes ao momento em que vivemos,  promovendo desta forma a reflexão e também articulando assuntos que estão na mídia para trabalhar de forma interdisciplinar.
   

d. (  ) A professora Ruth tinha como objetivo que seus alunos criassem um personagem por intermédio do desenho e conhecessem diferentes gêneros textuais,então pediu que seus alunos observassem algumas charges, tiras de dois ou três quadrinhos no máximo, apresentou alguns tipos de gêneros textuais, que já vinha trabalhando há alguns dias, conceituou o que era charge, que tipo de texto era utilizado nas charges. Em seguida, pediu que seus alunos criassem uma personagem, por intermédio do desenho. No outro dia pediu que criassem uma história para a...
tracking img